Aliança entre Lula e Alckmin – O historiador Douglas Belchior voltou ao PT depois de 16 anos no PSOL e foi anunciado pela sigla como uma reafirmação de seus compromissos antirracistas.
Compromissos que não apareceram na foto da coalizão formada por Lula com seu vice Geraldo Alckmin e caciques do MDB nordestino, todos já com considerável idade e brancos.
Belchior é um dos líderes da Coalizão Negra por Direitos, composta por 200 entidades engajadas no enfrentamento ao racismo, e é uma das apostas do PT para a Câmara dos Deputados, tendo como missão amplificar o diálogo da sigla com o movimento negro e a periferia.
Douglas Belchior deixou o PSOL em setembro em meio a acusações de racismo institucional por parte da sigla.
Em entrevista ao site Congresso Em Foco, Douglas Belchior foi taxativo ao lembrar que Alckmin ficou marcado, como governador de São Paulo, pelo histórico da violência policial contra negros em suas gestões e classificou o vice de Lula como ‘genocida até a existência de Bolsonaro’.
“O Alckmin era, na nossa narrativa, uma pessoa que ocupava o lugar de genocida até a existência do Bolsonaro. O uso do conceito do termo genocida só ganhou publicidade no nosso campo agora, com o Bolsonaro, mas a gente usa isso desde sempre. E isso é indefensável”, diz o ativista.
Leia a entrevista completa de Douglas Belchior ao Congresso Em Foco aqui.
Foto: Reprodução