ANS abre auditoria na Prevent Senior – R7 – A diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde (ANS) aprovou nesta quarta-feira (13) a instauração do regime especial de direção técnica na operadora Prevent Senior.
A medida, que segue para publicação no Diário Oficial da União, é uma espécie de auditoria interna.
“O regime especial de direção técnica é um acompanhamento in loco realizado por agente nomeado pela ANS para verificar as causas de anormalidades que coloquem em risco a continuidade e a qualidade da assistência prestada aos beneficiários”, explica a agência em nota.
A ANS afirma também que não se trata de uma intervenção, “porque a agência não interfere na gestão da operadora, mas de um acompanhamento com análises permanentes de informações e definição de metas a serem cumpridas pela operadora”.
Denúncias
Em depoimento à CPI da Covid-19 no último dia 6, o diretor-presidente da ANS, Paulo Roberto Rebello Filho, afirmou que não cabe à agência nenhum tipo de interferência na prescrição do médico, nos casos de denúncias sobre profissionais que receitam o chamado “kit Covid”, composto de medicamentos ineficazes contra a Covid-19.
O diretor da ANS informou que a agência não tinha conhecimento das denúncias feitas pela CPI sobre a realização de estudo sem as devidas autorizações; o uso de pacientes como cobaias; a falta de comunicação aos pacientes sobre o uso dos medicamentos; a determinação para que médicos trabalhassem mesmo se estivessem infectados com o novo coronavírus; a alteração de CID em prontuários e em atestados de óbito; e a interrupção de tratamentos para o encaminhamento de pacientes a cuidados paliativos.
A ANS afirma que, ao tomar conhecimento das denúncias, enviou ofício à CPI da Covid solicitando cópia do processo a fim de incluir as novas informações em seu processo de apuração.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Blog bolsonarista é bloqueado nas redes; Instagram, Twitter e YouTube
LEIA: Ciro Gomes rebate Dilma sobre ‘apoio’ de Lula ao Golpe: “Nunca menti”
LEIA: Ciro Gomes: “Lula conspirou pelo impeachment da Dilma”
LEIA: Homem mata 5 na Noruega; arco e flecha como arma
Apuração de reclamações
Entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, a ANS diz ter registrado 284.179 reclamações e 408.930 pedidos de informação feitos por consumidores.
As demandas de beneficiários são tratadas com a intermediação de conflitos entre eles e as operadoras, o que tem resolvido, com agilidade, mais de 90% dos problemas relatados.
Dessas 284.179 reclamações, 14 mil eram relacionadas ao tema Covid-19. Em 2020, o percentual de casos resolvidos sobre Covid ficou em 90,5% e, em 2021, chegou a 93,6%.
Das 14 mil reclamações, 38, referentes a 23 operadoras, faziam menção ao “kit Covid” ou a palavras-chave correlatas, tais como “hidroxicloroquina”, “cloroquina”, “azitromicina”, “ivermectina”, “tratamento precoce”.
A ANS ressalta que não recebeu diretamente nenhuma reclamação de médicos sobre coação para a prescrição do “kit Covid”.
Não houve registro de denúncias nem pelos canais de atendimento a consumidores nem pelos canais de recepção de denúncias de prestadores de serviços de saúde.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Moraes mantém prisão de Roberto Jefferson novamente
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaro se irrita na praia; “Não venha me aborrecer”
LEIA: Bolsonaro quer Doria em 2022 como candidato do PSDB, diz site
LEIA: Mourão diz que Bolsonaro vetou sua indicação ao STF
ASSISTA: Vídeo: Arcebispo ‘janta’ Bolsonaro em Aparecida
Medidas
Até o momento, foram lavrados dois autos de infração para a Prevent Senior (falta de comunicação aos beneficiários sobre o “kit Covid” e cerceamento à atividade do prestador de serviços); e um auto para a Hapvida (cerceamento à atividade do prestador de serviços).
A ANS afirma que conduz as apurações sobre a Prevent Senior considerando a preservação da continuidade da assistência aos beneficiários que estão na operadora.
“Todas as informações levantadas estão sendo analisadas para que a agência tenha os subsídios necessários para a adoção das medidas adequadas. Também nesse sentido, cabe aqui uma palavra de tranquilidade aos quase 540 mil beneficiários da Prevent Senior quanto à continuidade e garantia da prestação de serviços de saúde suplementar contratados” – Agência Nacional de Saúde (ANS)
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: “Já viveu o suficiente”: Veja mais bastidores do escândalo Prevent
LEIA: Lula quer Meirelles vice em 2022; Kassab não quer, diz site
LEIA: “Pátria amada não pode ser pátria armada”, diz Arcebispo
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Malafaia dispara contra ministros: “Perderam a condição moral”
LEIA: Vídeo: Público pede “Fora Bolsonaro” em show de Fafá de Belém
LEIA: 5 dos 10 ministros do STF já julgaram rachadinha como crime
LEIA: Guedes não vai depor na Câmara sobre offshore; saiba motivo
‘Conselheiro’ de Lula defende jantar com ‘golpistas’: “Dilma é passado”
O cientista político e ‘conselheiro’ de Lula (PT), Alberto Carlos Almeida, saiu em defesa do ex-presidente após a divulgação de que o petista pediu para o senador Eunício Oliveira (MDB-CE) organizar um jantar com os caciques do MDB.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: PDT atuou contra Bolsonaro na Internacional Socialista, diz Lupi
LEIA: Carlos Bolsonaro liderou rede de fake news, dirá relatório da CPI
LEIA: Justiça proíbe Sergio Camargo de promover demissões na Palmares
LEIA: STF nega obrigar Senado a marcar sabatina de André Mendonça
Bolsonaro ligou chorando para Moraes não prender ‘Carluxo’, diz deputado
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) afirmou em suas redes sociais as informações que recebeu de interlocutores que vivenciam o dia a dia do Palácio do Planalto.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: PT quer Boulos fora da disputa em SP; apoio em 24 é oferta
LEIA: Ciro Gomes: “Brasil tem Lei da Selva enquanto povo passa fome”
LEIA: Bolsonaro desistirá de 2022 se derrota for certa
LEIA: Bolsonaro e Guedes ‘extinguem’ Ciência; corte de 87% na pasta
Veja mais notícias no BRI.