APIB barra indígenas do PDT – O escritor e pré-candidato a deputado federal Daniel Munduruku (PDT-SP) fez uma denúncia grave em suas redes sociais no fim desta terça-feira (12).
Munduruku alega que foi barrado ao lado de Almir Suruí e Narúbia Karajá – outras duas lideranças indígenas filiadas ao PDT e que vão disputar as eleições do fim do ano – no evento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
Uma das maiores lideranças indígenas do país, Almir Suruí se filiou ao PDT recentemente e vai disputar as eleições pelo estado de Rondônia.
O evento foi organizado para lançar ‘pré-candidaturas indígenas’ – chamada ‘Bancada do Cocar’ -, mas acabou por praticamente virar um ato em prol do ex-presidente Lula (PT).
Munduruku detona medalha dada a Bolsonaro: ‘Inimigo dos indígenas’
“Só para lembrar à APIB eu estava presente e fui barrado de entrar no evento da “bancada do cocar” na companhia do Almir Suruí e Narúbia Karajá. Não fomos convidados à nos apresentarmos como pré-candidatos. Falam em democracia, mas agiram como os nossos inimigos. Vai entender!”
Só para lembrar à APIB eu estava presente e fui barrado de entrar no evento da “bancada do cocar” na companhia do Almir Suruí e Narúbia Karajá. Não fomos convidados à nos apresentarmos como pré-candidatos. Falam em democracia, mas agiram como os nossos inimigos. Vai entender! pic.twitter.com/AoibFyONs0
— DANIEL MUNDURUKU (@DMunduruku) April 13, 2022
Em sua rede oficial, a APIB fez diversas postagens exaltando Lula, sem mencionar que impediu pré-candidatos indígenas que não apoiam o petista de entrarem no evento.
Em conversa rápida com a reportagem do BRI, Munduruku lamentou o ocorrido e disse que há insatisfação entre os indígenas.
“A galera está chateada com a politização do movimento”