Barbeiro de Indaiatuba – Uma maquininha de cortar cabelo, tesouras e pentes que transformam histórias.
Desde 2016 essa é a rotina de César Oreia, barbeiro da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, que conduz a Barbearia Clube do Oreia e a Escola Clube do Oreia que capacita profissionalmente jovens do município, em muitos casos de forma gratuita.
Além da capacitação profissional, Oreia criou um projeto social para garantir cortes gratuitos de cabelo para mulheres, homens e crianças de Indaiatuba e região que não poderiam pagar pelo serviço.
Ciro Gomes se reúne com empresas de tecnologia e apresenta propostas para o setor
Mais do que um corte de cabelo, a ideia é proporcionar aos clientes a recuperação da autoestima e da dignidade para a população carente da região.
O projeto “Barbeiros em Ação Indaiatuba“ atua em asilos, clínicas de recuperação e outros bairros mais vulneráveis através do Projeto social , são mais de 600 pessoas com cortes gratuitos e café da manhã mensalmente.
“Não é apenas um corte de cabelo, estamos falando de pessoas que não só recuperam sua autoestima com um serviço desses, mas que se vêem mais confiantes para ir em busca de uma vaga de emprego, por exemplo.” afirmou o barbeiro, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PDT no estado de SP.
Projeto em expansão
O projeto ganhou força e desde então se expandiu para municípios próximos de Indaiatuba, como Campinas, Elias Fausto, Barueri, Montemor e Itu e através do curso de Barbearia e Cortes Masculino para iniciantes, ex-alunos já são donos de quase 100 barbearias espalhadas pelo interior paulista, além de 60 profissionais atuando como funcionários em estabelecimentos do setor.
Há seis anos em atividade, a barbearia de César na cidade de Indaiatuba e alguns outros municípios da região funciona como escola de barbeiros e os cortes gratuitos são realizados por aprendizes.
Pré-candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) a uma das cadeiras de deputado estadual na Alesp, Oreia quer transformar seu projeto em política pública.
“Diante de tanto desemprego entre os jovens da região de Indaiatuba e a pobreza crescendo de forma descontrolada no nosso estado, são ações simples como essa de capacitação profissional e assistência social que podem ajudar na retomada da economia, ajudando a reconstruir o interior paulista e a vida das pessoas.” afirmou Oreia