Categorias
Política

Bolsonaro pode ser preso em ação desarquivada por Gilmar Mendes; entenda

Bolsonaro pode ser preso – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o desarquivamento de uma investigação sobre supostas irregularidades e omissões cometidas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) na pandemia da covid-19.

A decisão, datada de 29 de junho, anulou uma decisão da Justiça Federal do Distrito Federal que havia determinado o arquivamento parcial das investigações. O caso agora será levado novamente à Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise.

Irregularidades no governo Bolsonaro

A investigação em questão envolve diversas condutas e crimes apurados, incluindo epidemia com resultado de morte, comunicação falsa de crime e prevaricação. Além do ex-presidente Jair Bolsonaro, também estão sendo investigados o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL), o ex-secretário-executivo da pasta Elcio Franco, a ex-secretária de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde Mayra Pinheiro, o ex-presidente do Conselho Federal de Medicina Mauro Luiz de Brito e o assessor de Bolsonaro, Fábio Wajngarten.

A decisão de Gilmar Mendes é sigilosa, e a PGR será responsável por avaliar as possíveis condutas criminosas dos envolvidos. Essa investigação é mais uma etapa do processo que busca esclarecer as ações do governo Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19.

No momento, as informações disponíveis indicam que o Ministério Público Federal (MPF) havia solicitado o arquivamento parcial da investigação, mas Gilmar Mendes considerou que houve usurpação de competência do STF pela Justiça Federal do Distrito Federal. O MPF pediu o arquivamento parcial das ações, mas solicitou que as informações relacionadas a Fábio Wajngarten fossem encaminhadas ao STF para uma análise mais aprofundada pela PGR.

Após a CPI da Covid, a PGR não encontrou provas suficientes contra alguns dos envolvidos, porém, Gilmar Mendes solicitou uma nova avaliação dos inquéritos relacionados às ex-autoridades mencionadas. O caso agora segue para a Procuradoria-Geral da República para que sejam feitas as devidas análises e deliberações.

O desarquivamento dessa investigação traz mais uma reviravolta no cenário político brasileiro, em meio a um período conturbado da história do país. A população aguarda ansiosa pelos desdobramentos desse caso, que pode ter impactos significativos na vida política e jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos demais envolvidos.

(Com informações de UOL Notícias)
(Foto: Montagem/Reprodução)

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile