Compartilhe-nos
Boulos contrata ex-marqueteiro de Doria – Uma crise interna explodiu no PSOL após a contratação do marqueteiro Lula Guimarães para a campanha de Guilherme Boulos, pré-candidato do partido à prefeitura de São Paulo.
Além de já ter trabalhado com políticos de direita como o ex-governador João Doria (PSDB), o profissional é sócio da Benjamin Comunicação, agência publicitária responsável pela campanha do iFood contra a mobilização de entregadores que ocorreu na capital paulistana em 2020, acusada de promover “prática antissindical das mais baixas e sujas”.
Histórico: Lula e Biden lançam “coalizão global” em defesa de trabalhadores e sindicatos
A movimentação ficou conhecida como o “Breque dos Apps” e foi organizada, na época, por trabalhadores de diferentes regiões do estado. Os manifestantes pleiteavam, entre outras demandas, o aumento das taxas de remuneração e a concessão de um auxílio-pandemia.
De acordo com diversas tendências internas do PSOL, a presença do publicitário na eleição do ano que vem é “inaceitável” e significaria “mais um passo” em direção à política tradicional brasileira.
“Onde a imagem criada por marqueteiros importa mais do que o movimento legítimo dos trabalhadores e que nossas figuras impulsionam”, diz trecho da nota de repúdio.
O publicitário tem um amplo histórico em campanhas políticas: nas eleições de 2016 esteve com Doria, já em 2018 e 2022 comandou, respectivamente, as presidenciais do atual vice-presidente Geraldo Alckmin e da senadora Soraya Thronicke.
De acordo com o último Datafolha, Boulos lidera a corrida pela prefeitura, com 32% das intenções de voto do eleitorado paulistano na pesquisa estimulada.
O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), tem a preferência de 24%, seguido pelos deputados federais Tabata Amaral (PSB), com 11%, e Kim Kataguiri (União), que tem 8%. José Luiz Datena não está entre os nomes testados na pesquisa, mas pode ser confirmado em breve como candidato pelo PDT.
Confira a nota na íntegra:
“A Folha de São Paulo noticiou nessa quinta feira a definição de Guilherme Boulos pela contratação do marqueteiro Lula Guimarães para sua campanha à prefeitura, informando ainda que ele trabalhará como contratado do PSOL.
Lula Guimarães é sócio da Benjamin Comunicação, agência publicitária contratada pelo iFood para atuar contra a mobilização de entregadores em 2020, o “Breque dos Apps”, atuando de maneira deliberada para combater e minar a liderança de figuras de esquerda entre os entregadores. A atuação da agência de Lula Guimarães contra o movimento de entregadores e algumas de suas lideranças é descrita e denunciada em reportagem da Agência Pública. A atuação da empresa, e de Lula Guimarães, fez com que fossem convocados em 2022 a prestar esclarecimentos na CPI dos Apps, na Câmara Municipal de São Paulo.
É inaceitável que o PSOL e a candidatura de Guilherme Boulos trabalhem com quem tem esse histórico de atuação. Isso vai além de ter trabalhado em campanhas de políticos tradicionais da direita paulista, como Geraldo Alckmin e João Doria, trata-se de uma prática antissindical das mais baixas e sujas, pois não atua na arena aberta da disputa política, mas sim com desinformação, método típico do bolsonarismo. E contra o movimento de trabalhadores de aplicativos, um dos setores mais precarizados e mais dinâmicos da classe trabalhadora, que estão há mais de 100 dias sem respostas na mesa de negociação mediada pelo governo e planejam mobilizações para a próxima semana.
A manutenção do contrato com Lula Guimarães significa, para Guilherme Boulos e a atual maioria da direção partidária em SP, mais um passo em direção à adaptação ao regime político brasileiro, uma adesão à forma “tradicional” de fazer política, onde a imagem criada por marqueteiros importa mais do que o movimento legítimo dos trabalhadores e que nossas figuras impulsionam.
Assinam as tendências internas do PSOL
MES
Fortalecer o PSOL
LSR
APS
Alicerce
Revolução Socialista
Rebelião Ecossocialista”
(Com informações de O Globo)
(Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)