Kiev é atacada por drones russos – Drones russos atingiram o centro de Kiev, capital da Ucrânia, durante um ataque na manhã desta segunda-feira (17), causando incêndios e danificando quarteirões residenciais.
Bolsonaristas atacam padre e interrompem missa no Paraná
Segundo o governo ucraniano, três civis morreram por conta do bombardeio.
O fato ocorre uma semana depois de mísseis russos atingirem Kiev no ataque mais pesado à capital ucraniana desde o início do conflito, no dia 24 de fevereiro.
Um repórter da agência de notícias Reuters relatou haver visto pedaços de um drone com os dizeres: “Por Belgorod”, em referência à cidade russa perto da fronteira com a Ucrânia e que também foi alvo de ataques.
Na época, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a ação era um um ato de vingança após explosões atingirem a ponte da Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014.
O governador da região russa de Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, acusou as forças ucranianas de bombardear repetidamente a região. Na sábado (15), 11 pessoas foram mortas em um campo de treinamento militar das proximidades.
“Drones kamikazes”
A prefeitura de Kiev disse que os alvos dos “drones kamikazes” foram civis e locais no centro da capital ucraniana, como um parque e um prédio comercial.
Já a Rússia nega atacar civis no que chama de “operação militar especial” na Ucrânia.
A maior parte dos ataques teria ocorrido no bairro de Shevchenkivskyi, uma área muito movimentada e que tem uma universidade, bares e restaurantes.
A Ucrânia relatou uma série de ataques russos com drones Shahed-136 de fabricação iraniana nas últimas semanas.
O Irã nega fornecer os drones à Rússia, enquanto o Kremlin não comenta as acusações.