Compartilhe-nos
Sobral terá 100% do ensino em tempo integral – Passar o dia na escola, entre aulas e atividades extras, será realidade para todos os estudantes da rede pública de Sobral (CE), em até 2 anos.
O ensino em tempo integral será implementado em todas as instituições municipais e estaduais da cidade até 2024.
A informação foi publicada pelo Diário do Nordeste na última quarta-feira (24) e confirmada pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes.
Após Jornal Nacional, Ciro Gomes cresce 50% em pesquisa; entenda
Ivo Gomes é irmão e aliado do candidato á presidência pelo PDT, Ciro Gomes, que deu início ao projeto que revolucionou a educação pública cearense quando governou o Ceará e a capital Fortaleza, na década de 90.
Na última quarta-feira (24), o prefeito inaugurou um Centro de Educação Infantil (CEI) no Centro de Sobral.
Além da construção de novas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), prédios onde já funcionam instituições dos níveis infantil ao médio serão reformadas para atender a demanda.
No total, calcula Ivo Gomes, serão investidos R$ 102,4 milhões pelo Município e pelo Governo do Estado.
“ONGs que acompanham a educação no Brasil identificaram Sobral como a cidade mais próxima a universalizar o ensino. A expectativa é que em 2 anos nossos alunos já estejam no nível esperado de aprendizado, no aspecto cognitivo. Temos a estratégia de fazer 3 anos em 2. As crianças são super resilientes, aprendem, e alunos com dificuldades têm atendimento no contraturno.”, garante o prefeito.
Mais professores
De acordo com o prefeito de Sobral, um novo edital de concurso público para professores está em preparação e deve ser divulgado nos próximos 2 meses. A expectativa, estima o gestor, é de que sejam abertas cerca de 1.500 vagas.
Ivo Gomes pontua que cerca de 30% dos estudantes da rede municipal (infantil e fundamental) já estão matriculados em tempo integral, e afirma que o Governo do Estado também vai universalizar o tempo integral nas escolas de ensino médio.
O prefeito pondera ser importante que a educação, para ter êxito, inclua “questões cognitivas, de português, matemática e ciências; mas também as socioemocionais”.
“Para que isso aconteça nos dois turnos, precisamos de investimento”, destaca.
(Com informações de Diário do Nordeste)
(Foto: Reprodução)
Ciro Gomes cresce 50% em pesquisa
Pesquisa do Instituto FSB para presidente da República divulgada nesta segunda-feira (29) mostra um crescimento significativo de Ciro Gomes (PDT) após a semana de entrevistas do presidenciáveis no Jornal Nacional, da TV Globo.
O levantamento foi encomendado pelo banco BTG Pactual.
Ciro Gomes teve crescimento de 50%, indo de 6% para 9%, enquanto o ex-presidente Lula (PT) apresentou queda, de 45% para 43% das intenções de voto.
Atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) se manteve estagnado, com 36%.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno, Lula venceria Bolsonaro 52% a 39%, resultado idêntico numericamente ao da pesquisa de 22 de agosto, e Simone Tebet por 51% a 30%, distância maior do que possui contra Ciro (47% a 32%).
Já Ciro Gomes também bateria Bolsonaro, por 49% a 41%.
Confira a opinião do diretor de redação do BRI, Thiago Manga, sobre a pesquisa divulgada: