Celso de Mello detona Bolsonaro – Estadão – O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello reagiu nesta terça-feira (07)aos discursos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro a apoiadores que se reuniram para protestar em Brasília e em São Paulo neste Dia da Independência. O chefe do Executivo voltou a ameaçar as eleições de 2022 e prometeu descumprir decisões judiciais e pedir a renúncia do ministro Alexandre de Moraes.
Celso de Mello chamou Bolsonaro de ‘político medíocre e sem noção dos limites éticos e constitucionais’ e disse que ele não está à altura do cargo de Presidente da República.
“Lhe faltam estatura presidencial e senso de estadista!!! Com esses discursos ofensivos e transgressores da autonomia institucional do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, incompatíveis com os padrões mais elevados da Constituição democrática que nos rege, Bolsonaro degradou-se, ainda mais, em sua condição política de Presidente da República e despojou-se de toda respeitabilidade que imaginava possuir”, diz o texto.
O ex-ministro defendeu a necessidade de ‘repelir ensaios autocráticos’ e convocou os Poderes Legislativo e Judiciário a agirem contra o que classificou como ‘excessos governamentais’.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ministros pedem reação imediata de presidente do STF, diz site
LEIA: Opinião: “Obrigado Bolsonaro, você ressuscitou o impeachment!”
ASSISTA: Vídeo: Favela atira ovos em bolsonaristas no RJ; “Seus merdas”
LEIA: Bolsonaro dá ‘ataque’ com ‘fracasso’ no 7/9: “Cadê o pessoal?”
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas inflam pênis gigante na Av Paulista, em SP
“A resposta do povo brasileiro aos discursos deste Sete de Setembro de 2021, indignos da importância da data nacional que celebramos, só pode ser uma: as tentações autoritárias e as práticas governamentais abusivas que degradam e deslegitimam o sentido democrático das instituições e a sacralidade da Constituição traduzem justa razão para a cidadania, valendo-se dos meios legítimos proporcionados pela Constituição da República, insurgir-se, por intermédio dos Poderes Legislativo e Judiciário, contra os excessos governamentais e o arbítrio dos governantes indignos”, defendeu.
O ministro Luiz Fux, atual presidente do Supremo Tribunal Federal, fará um pronunciamento em nome dos integrantes da Corte na sessão desta quarta-feira, 8. A manifestação foi debatida entre todos os membros do tribunal.
Leia a íntegra da nota de Celso de Mello:
“Os discursos de Bolsonaro, em Brasília e em São Paulo, revelam a triste figura (e a distorcida mente autocrática) de um político medíocre e sem noção dos limites éticos e constitucionais que devem pautar a conduta de um verdadeiro Chefe de Estado que seja capaz de respeitar o dogma fundamental da separação de poderes! Na realidade, Bolsonaro é um político que não está, como jamais esteve, à altura do cargo que exerce, pois lhe faltam estatura presidencial e senso de estadista!!!
Com esses discursos ofensivos e transgressores da autonomia institucional do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, incompatíveis com os padrões mais elevados da Constituição democrática que nos rege, Bolsonaro degradou-se, ainda mais, em sua condição política de Presidente da República e despojou-se de toda respeitabilidade que imaginava possuir!
Essa conduta de Bolsonaro revela a figura sombria de um governante que não se envergonha de desrespeitar e vilipendiar o sentido essencial das instituições da República! É preciso repelir, por isso mesmo, os ensaios autocráticos e os gestos e impulsos de subversão da institucionalidade praticados por aqueles que exercem o poder!
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Homem filma bolsonaristas recebendo R$ 100 para ir ao 7/9
LEIA: PM lança bombas em bolsonaristas tentando furar bloqueio no DF
LEIA: Fabrício Queiroz vai às ruas em apoio a Bolsonaro no 7/9
ASSISTA: Vídeo: Anonymous declara guerra a Bolsonaro; ‘Cadeia ou cova’
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas invadem Esplanada; ‘Vamos invadir o STF’
Há que se ter sempre presente a grave advertência do saudoso e eminente Ministro Aliomar Baleeiro, do Supremo Tribunal Federal, em manifestação que recordava ao nosso País que, enquanto houver cidadãos dispostos a submeter-se e a curvar-se ao arbítrio e à prepotência do poder, sempre haverá vocação de ditadores…
Daí a significativa e vital importância do Poder Judiciário cujos magistrados saberão agir com independência e liberdade decisória, dispensando tutela efetiva aos direitos básicos da cidadania!
A resposta do povo brasileiro aos discursos deste Sete de Setembro de 2021, indignos da importância da data nacional que celebramos, só pode ser uma: as tentações autoritárias e as práticas governamentais abusivas que degradam e deslegitimam o sentido democrático das instituições e a sacralidade da Constituição traduzem justa razão para a cidadania, valendo-se dos meios legítimos proporcionados pela Constituição da República, insurgir-se, por intermédio dos Poderes Legislativo e Judiciário, contra os excessos governamentais e o arbítrio dos governantes indignos!”
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro ‘interviu’ para reiniciar Brasil x Argentina, diz jornal
LEIA: PF prende bolsonarista que revelou oferta pela ‘cabeça de Moraes’
LEIA: Sheherazade elogia Ciro e detona Jean Wyllys: ‘Primeiro a dar no pé!’
LEIA: Moraes manda prender ex-PM que o ameaçou de morte, diz site
LEIA: 7/9: Grupos evangélicos batistas condenam ‘golpismo’ e ‘desconvocam’
Bolsonaro: “Tenho três alternativas: preso, morto ou vitória”
Jair Bolsonaro voltou a criticar neste sábado o STF e o TSE. Durante culto evangélico em Goiânia, o presidente afirmou que “não deseja a ruptura”, mas que “tudo tem um limite na vida”.
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: PF prende bolsonarista que revelou oferta pela ‘cabeça de Moraes’
LEIA: Moraes ouve ameaças de bolsonarista, que acaba na delegacia em SP
LEIA: Líderes globais alertam Brasil: Bolsonaro quer ‘roubar’ democracia
LEIA: CPI da Covid cobra CBF: ‘Quem autorizou argentinos a entrar em campo?’
TSE analisa possível anulação da eleição de Bolsonaro e Mourão
Coluna de Lauro Jardim em O Globo afirma que no TSE, a avaliação é que há condições técnicas para cassar a chapa Bolsonaro-Mourão em decorrência dos quatro processos que correm na Corte por supostas irregularidades cometidas durante a campanha — entre elas, abuso de poder econômico e uso indevido das redes sociais.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Bolsonaro passou ‘rachadinha’ para filhos após traição de ex-mulher, diz ex-empregado
LEIA: Militares de baixa patente migram para Ciro Gomes, diz jornalista
LEIA: Advogado de motoboy que iria depor na CPI defendeu Queiroz
ASSISTA: Vídeo: Ciro Gomes diz que ‘Bolsonaro quer produzir cadáveres’ no 7/9
Novo Código Eleitoral: ‘Cláusula Tabata’ contra ‘partidos paralelos’
O Código Eleitoral relatado pela deputada Margarete Coelho (PP-PI) inclui um dispositivo, apelidado de “cláusula Tabata”, que busca proibir parlamentares de usarem compromissos firmados com fundações ou movimentos de renovação política para justificar infidelidade partidária.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Bolsonaro exibe medalha de “imbrochável” para apoiadores
LEIA: Câmara dos Deputados aprova reforma do Imposto de Renda
LEIA: Só 7% dos eleitores pretendem ir ao 7 de setembro, diz pesquisa
LEIA: Ciro Gomes dispara e encosta em Lula em potencial de voto, diz pesquisa
Veja mais notícias no BRI.