IA traz riscos para paz mundial – Secretário-geral da ONU, António Guterres alertou nesta terça-feira (18) sobre os riscos que a Inteligência Artificial (IA) traz para a paz e segurança do mundo.
O dirigente global defendeu uma ação urgente contra esta tecnologia “sem precedentes”.
Vida de Bob Marley vira filme e chega aos cinemas em 2024; assista trailer
“É evidente que a IA terá um impacto em todos os aspectos da nossa vida, em especial a inteligência artificial generativa, criadora de imagens e textos”, declarou Guterres na primeira reunião que o Conselho de Segurança abordou o tema.
“A IA generativa tem um enorme potencial para o bem e para o mal, em grande escala”, destacou o secretário-geral.
Guterres argumenta que embora essas tecnologias possam “eliminar a pobreza, lutar contra a fome, curar o câncer e potencializar as ações climáticas”, “as utilizações militares e não militares da IA podem trazer consequências graves para a paz e segurança mundial”.
O secretário-geral da ONU defendeu que seja estabelecido até o final de 2026 um instrumento vinculativo que proíba “sistemas autônomos de armas letais”, capazes de funcionar sem supervisão humana, e que as pessoas que controlam as armas nucleares “nunca sejam removidas”.
“O uso malicioso de sistemas de inteligência artificial para fins terroristas, criminais ou estatais pode causar níveis horríveis de morte e destruição, trauma generalizado e profundos estragos psicológico em uma escala inimaginável”.
“Os mecanismos para a governança da inteligência artificial” são extremamente necessários, afirmou o chefe da ONU, que vai pedir para um grupo de especialistas propostas de “opções” nesta área para o fim do ano.
Enquanto isso, Guterres reiterou seu apoio à criação de uma “entidade das Nações Unidas” para ajudar a otimizar os benefícios da Inteligência Artificial e reduzir os riscos, como a Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA) ou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Montagem/Reprodução)