Cidadania aprova abrir diálogo com PDT – A Executiva Nacional do Cidadania aprovou a abertura de conversas com o PDT de Ciro Gomes para uma possível Federação entre os dois partidos rumo às eleições de 2022.
Ao mesmo tempo, o PDT oficializou pedido de Federação com o partido presidido por Roberto Freire nesta terça-feira por meio de documento oficial.
“Iniciamos 2022, o ano em que o Brasil precisa mudar, com uma necessidade urgente de que surja um novo caminho para nos tirar do retrocesso de nossa economia e do aumento das desigualdades sociais e regionais.”, diz o documento.
O texto lembra que o PDT esteve com o Cidadania (na época, PPS) na candidatura Ciro Gomes em 2002, quando uma Frente Trabalhista foi formada por PDT, PPS e PTB.
“Basta lembrar que há 20 anos atrás, o então PPS apresentou um projeto para o Brasil, encabeçado por Ciro Gomes e o PDT, tendo à frente nosso eterno líder Leonel Brizola, abraçou de imediato.”
O documento, assinado pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e pelo vice-presidente, o deputado federal André Figueiredo (CE), “conclama” o Cidadania a fazer uma Federação com o partido, o que segundo a nota, “certamente será imprescindível para construir o Brasil que sonhamos.”.
Leia o documento na íntegra:
“Há algum tempo nosso país padece por conta de uma polarização marcada pelo ódio e intolerância entre dois extremos.
Iniciamos 2022, o ano em que o Brasil precisa mudar, com uma necessidade urgente de que surja um novo caminho para nos tirar do retrocesso de nossa economia e do aumento das desigualdades sociais e regionais.
O PDT vem discutindo intensamente este caminho. Através do nosso companheiro Ciro Gomes, apresentamos o Projeto Nacional de Desenvolvimento, onde diagnosticamos os problemas e apresentamos possíveis soluções que tirem o Brasil deste atraso.
Entretanto, precisamos de outras forças combativas e progressistas ao nosso lado, seja no âmbito federal, seja nas demais unidades federativas. Não temos dúvidas que o Cidadania representa uma das principais.
Não somos partidos criados ou forjados há pouco tempo. Nossos princípios, ideias e histórias já beiram quase um século.
Temos em praticamente todas as Unidades Federativas, posicionamentos muito próximos. Não obstante eventuais divergências, em toda essa caminhada, quando a causa é o Brasil, nossas bandeiras se unem.
Basta lembrar que há 20 anos atrás, o então PPS apresentou um projeto para o Brasil, encabeçado por Ciro Gomes e o PDT, tendo à frente nosso eterno líder Leonel Brizola, abraçou de imediato.
Por isso, queremos aqui reafirmar nosso compromisso de juntos, construirmos não apenas um caminho eleitoral, mas acima de tudo um Projeto para nosso país.
Daí conclamamos a todos e todas que fazem o Cidadania a compor com o PDT em uma Federação que, certamente será imprescindível para construir o Brasil que sonhamos.”
Por Thiago Manga
Foto: Reprodução
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Leia mais notícias no BRI.