Ciro cogita aliança com Caiado – O pré-candidato a presidência Ciro Gomes (PDT) fez duras críticas ao ex-presidente Lula (PT) e ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista a uma rádio de Goiás nesta quinta-feira (03),
O ex-ministro criticou duramente o PT e o ‘projeto de Lula’ para 2023 e disparou contra Bolsonaro, a quem chamou de “estúpido presidente que é o pior da história”.
Enquanto isso, Lula prepara um discurso para justificar uma aliança com ‘golpistas’ do impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.
Possível aliança com Caiado em Goiás
O pedetista cogitou uma aliança com o governador do estado, Ronaldo Caiado (União Brasil).
Provocado se apoiaria um ‘bolsonarista’, Ciro Gomes foi categórico:
“Ele e 70% de Goiás (apoiaram Bolsonaro). É preciso que a gente tenha essa compreensão e essa humildade, se não vamos simplesmente devolver o Brasil a esse estúpido presidente que é o pior da história, que conseguiu ser pior que a Dilma. O que o PDT em Goiás decidir terá meu apoio.” – Ciro Gomes (PDT)
Sobre o governador de Goiás, o ex-governador do Ceará defendeu o diálogo para reconstruir o país.
“O Ronaldo (Caiado) representa esse sentimento de repulsa à corrupção e à crise política que o Lula produziu no Brasil e isso eu compreendo. Acho francamente que o Ronaldo da UDR, que tinha uma visão muito jovial e muito agressiva em um tempo em que Lula também fazia o jogo das invasões de terra, é hoje mais maduro e compreende a a necessidade do país se reconciliar” – Ciro Gomes (PDT)
‘Esquerda ou direita’
O radialista seguiu provocando Ciro e questionou se o pedetista não acreditava então na existência de ‘esquerda ou direita’ na política brasileira.
“Lógico que existe, e o meu projeto é de centro-esquerda. Eu tenho formação democrata e acho que o Brasil não cabe nessa esquerda burra que o PT representa, eu quero representar outro conjunto de valores, que é uma grande aliança com quem produz e trabalha” – Ciro Gomes (PDT)
‘Nem, nem’
Ciro fez diversas críticas a Bolsonaro e a Lula, que lideram a corrida presidencial de acordo com institutos de pesquisa.
Disse que o petista é um dos responsáveis da ‘crise econômica brasileira’ e responsável ‘pela maior corrupção da história do Brasil’.
Já Bolsonaro foi classificado como ‘um grande mentiroso’, ‘corrupto’ e ‘o mais podre elemento do sistema político brasileiro’.
Pesquisas
Ciro também comentou as pesquisas e lembrou que elas são bancadas pelo mesmo sistema financeiro que o Projeto Nacional de Desenvolvimento ‘enfrenta’.
O PND de Ciro Gomes e do PDT defende a necessidade de taxar grandes lucros dos bancos e combater os juros abusivos praticados no país pelas instituições financeiras.
Em resumo, a ideia defendida é acabar com privilégios dados ao setor em detrimento do setor produtivo (empresários e trabalhadores).
“Nós todos estamos avaliando as eleições com essa imposição de pesquisas que custam 1 milhão de reais e que são todas pagas pelo sistema financeiro. Tem uma intenção óbvia, que é tentar confinar o debate ao redor de um mesmo projeto de economia” – Ciro Gomes (PDT)
(Com informações de Carta Capital)
Foto: Reprodução