Ciro Gomes e Mandetta ensaiam chapa para as eleições – O Globo – O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta tem ensaiado uma aproximação com o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, para tentar construir uma aliança para a eleição de 2022.
Dos seis presidenciáveis que assinaram em março um manifesto em defesa da democracia, visto na época como primeiro passo para a união de forças de centro em torno de uma única candidatura, Ciro e Mandetta são hoje os que estão mais próximos.
Dos demais, dois, Luciano Huck e João Amoêdo, desistiram de se candidatar, e outros dois, João Doria e Eduardo Leite, estão mais preocupados em articulações dentro do PSDB, já que vão disputar a prévia do partido marcada para novembro.
Ciro e Mandetta, inclusive, têm dado declarações públicas de que gostariam de estar juntos em 2022.
“Eu acendo uma vela para isso todos os dias, mas eu tenho que respeitar porque você tem um grande partido e tem uma liderança importante” – Ciro Gomes
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: CPI da Covid convoca ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Valle
LEIA: Omar Aziz: ‘Pra mandar fechar STF é macho; na CPI a conversa é outra’
LEIA: PDT e PT se unem contra Bolsonaro e formam coalisão para atos
LEIA: STF anula condenação de Cunha por Moro e envia ação para o RJ
LEIA: Lideranças de 18 partidos fazem ato pela democracia nesta quarta
No dia 7 de setembro, o pedetista convidou o ex-ministro da Saúde para participar da estreia de seu novo programa na internet chamado “Ciro Games”, voltado aos jovens.
Ao apresentar o convidado, o pré-candidato a presidente do PDT falou que eles eram adversários e provavelmente se enfrentariam na eleição.
“Quanto a você dizer que nós vamos ser adversários, isso não está claro. Vai que a gente está junto. Tem muita gente que torce”, rebateu Mandetta.
O pedetista deixou nas entrelinhas que se coloca na cabeça da chapa, enquanto o ex-ministro da Saúde ficaria com o posto de vice. Essa configuração é confirmada pelo presidente do PDT, Carlos Lupi:
“Não existe possibilidade de o Ciro não ser candidato” – Carlos Lupi
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Moraes a Temer: Provas contra Bolsonaro são “muito contundentes”
LEIA: Ciro é elogiado em debate com juristas e empresários: “Visão estratégica”
LEIA: Após críticas a PDT e PCdoB, PT e PSOL buscam centro e direita para atos
LEIA: Líder do PP reapresenta emenda eleitoral que tiraria Moro de 2022
Já Mandetta ainda luta para garantir o apoio de seu partido para entrar na eleição. Tanto o DEM como o PDT reconhecem que a formação de uma aliança enfrenta ainda muitos obstáculos. O principal deles é a relação de uma ala do Democratas com o presidente Jair Bolsonaro.
O presidente da sigla, ACM Neto, ressalta que o movimento de aproximação faz parte de uma iniciativa de Ciro e Mandetta e não dos partidos.
“Ambos sabem que gozam de simpatia em comum, a começar da minha. Não é uma coisa organizada, deliberada. Mas é vista de forma positiva. Não há contraindicação, mas é uma coisa deles (Mandetta e Ciro).
Na eleição municipal do ano passado, o PDT apoiou e chegou a indicar a vice (Ana Paula Matos) na chapa vitoriosa de Bruno Reis, sucessor de ACM Neto na prefeitura de Salvador.
Carlos Lupi, presidente do PDT, admite que a união é uma operação de “grande complexidade”, mas acredita o acordo pode se concretizar a depender das composições dos palanques regionais e de uma subida de Ciro nas pesquisas até o começo do próximo ano.
“Temos uma relação muito boa com ele (Mandetta). É uma aproximação natural por causa disso. Se o DEM ficar com a gente , ele é o melhor nome” – Carlos Lupi
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: STF cria precedente de que ‘rachadinha’ é motivo de inelegibilidade
LEIA: Do PCdoB, ex-ministro da Dilma detona PT após ‘boicote’ a ato
LEIA: Zé Trovão pede asilo ao México e se diz perseguido no Brasil
LEIA: Alvo da CPI, lobista patrocina postagem dizendo que pegou covid
Um outro fator que pode influenciar nas negociações é a possibilidade de o DEM se fundir com o PSL. A união provocaria mudança no comando do novo partido e uma provável saída de parlamentares bolsonaristas.
Já Mandetta reconhece, mas minimiza as suas divergências com Ciro.
“Eu tenho diferenças com o Ciro sobre como conduzir a economia, sobre o papel do estado, mas não são divergências insuperáveis. São dialogáveis. Você não faz união com quem é igual a você, mas com quem pensa diferente acomodando os pontos. Ele (Ciro) tem predicados. Mas há uma distância pra se falar que isso possa vir a ser uma composição, isso é uma caminhada” – Henrique Mandetta
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Humorista debocha de Bolsonaro; Temer e Kassab gargalham
LEIA: Frota protocola pedido de CPI sobre facada: “Foi uma armação”
Randolfe Rodrigues envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF
Vice-presidente da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ingressou com uma notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Supremo Tribunal Federal (STF) por conta das ações e dos discursos golpistas de Bolsonaro durante as manifestações do 7 de setembro ocorridas em Brasília e em São Paulo.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Antonio Neto: “Porque decidi ir ao ato do 12 de setembro”
LEIA: Com exceção da CUT, centrais sindicais se juntam a atos pelo impeachment
ASSISTA: Vídeo: Homem filma bolsonaristas recebendo R$ 100 para ir ao 7/9
LEIA: STF avisa Zé Trovão: ‘Ou se entrega ou será preso e extraditado’
LEIA: Frente Ampla histórica exige impeachment de Bolsonaro nas ruas
O efeito colateral do golpismo de Jair Bolsonaro chegou rápido: Hamilton Mourão e Arthur Lira, ambos na linha de sucessão da Presidência, estão de antenas ligadas. Quem esteve com o vice diz que a paciência dele se esgotou e que ele estaria disposto a ir para o tudo ou nada contra Bolsonaro, mas sofre forte pressão do presidente.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Esquerda e centrais sindicais aderem em peso ao ato; PT e CUT fora
LEIA: Temer diz que escreveu nota de Bolsonaro e mediou ligação a Moraes
LEIA: Deputado bolsonarista detona Bolsonaro: ‘Leão que não ruge vira gatinho’
LEIA: Receita Federal acusa Lula de sonegar impostos, diz revista
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas inflam pênis gigante na Av Paulista, em SP
Veja mais notícias no BRI.