Ciro Gomes (PDT) denunciou o governo de Jair Bolsonaro à imprensa internacional nesta terça-feira (30). Em uma reportagem do jornal DW Global, o ex-ministro disparou contra Bolsonaro e afirmou que o presidente está cometendo um genocídio no Brasil.
A matéria traz o ativista brasileiro Rafael Puetter – conhecido como Rafucko – vestido como ‘Grim Reaper’, o símbolo da Morte, que anda pelas ruas de Berlim para chamar a atenção à crise enfrentada pelo Brasil no combate à covid-19. “Eu quero fazer da Morte, esta entidade, um símbolo oficial do governo brasileiro, porque basicamente o governo está trabalhando para promover a morte. Mas minha Morte está exausta.”, provoca.
A produção registra que Bolsonaro tem sido amplamente criticado pela forma como tem lidado com a crise da Covid-19: o presidente minimizou a severidade da doença, encorajou aglomerações, desestimulou o uso de máscaras e espalhou temor sobre as vacinas. “Vão viver suas vidas, parem de chorar como maricas”, atribuem a uma fala de Bolsonaro.
Ciro Gomes entra no vídeo e dispara: “Bolsonaro é um genocida psicopata”, pedindo ajuda internacional para conter o presidente. A DW Global lembra que Bolsonaro pediu à Polícia Federal para investigar Ciro por ‘ofensa à honra’.
O vídeo aponta que em média, mais de mil pessoas morreram por dia no Brasil desde o começo da pandemia e que ainda assim, Bolsonaro rejeitou o lockdown.
“É um risco para todos nós, pois as possíveis mutações do vírus podem afetar a todos. Não é algo que vai ficar apenas no Brasil”, afirma Rafucko.
Ciro Gomes ainda fala sobre a situação da Amazônia, que alcançou níveis recordes de desmatamento no governo atual. “A pandemia tem servido de distração macabra para que ele passe uma agenda de um Brasil mais atrasado, denunciou.
O ex-governador do Ceará ainda diz acreditar que uma cooperação internacional pode impor ao governo Bolsonaro que mude sua postura no enfrentamento da covid-19.
Veja a reportagem completa:
https://twitter.com/dw_environment/status/1376912099360665603
Veja mais notícias no BRI.