Ciro Gomes propõe renda mínima de Suplicy – Durante visita a Salvador, hoje (11), Ciro Gomes anunciou que o Programa de Renda Mínima “Eduardo Suplicy”, que irá implantar caso eleito, vai garantir o pagamento de R$ 1 mil, em média, para todas as famílias brasileiras abaixo da linha da pobreza, que concentram aproximadamente 59 milhões de pessoas.
O candidato à presidência pelo PDT assumiu o compromisso na saída da visita que fez às Obras Sociais de Irmã Dulce.
Ex-ministro do STF, Marco Aurélio declara voto em Ciro Gomes
“Eu não prometo o que não estudei e o que não possa cumprir”, garantiu Ciro.
O presidenciável explicou que o programa englobará os pagamentos feitos pelo Auxílio Brasil, o seguro-desemprego e o BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros programas de transferência de renda.
Outra fonte de recursos será a reforma tributária que pretende realizar e que, entre outras medidas, prevê a cobrança de impostos sobre grandes fortunas.
“Serão cobrados 50 centavos a cada 100 reais dos patrimônios acima dos R$ 20 milhões. Isso tudo dará 172 bilhões de reais, o suficiente pra honrar o compromisso”, detalhou Ciro, que estava acompanhado de sua candidata a vice, Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador.
A implantação de um Programa de Renda Mínima consta do Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) que Ciro vem defendendo há anos.
Nos últimos meses, o candidato tem estudado os valores a serem pagos junto a uma equipe de economistas liderada pelo professor Nelson Marconi, mestre e doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas.