Ciro Gomes se posiciona sobre crise em Cuba – Num vídeo de quatro minutos, intitulado “Cuba para os cubanos”, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) se manifestou sobre a situação de Cuba, que nessa semana foi palco de grandes protestos contra o governo cubano por conta da crise enfrentada já há muitos anos, e que foi agravada pela pandemia de covid-19.
“A política externa brasileira não pode ser condescendente com o desrespeito à soberania de Cuba, como é agora no governo Bolsonaro. Nem deve seguir o figurino da política exterior do PT. É preciso coragem e isenção. Não temo este debate. E você?”, escreveu Ciro na postagem nas redes sociais.
“O povo cubano está sofrendo. Existem duas bombas-relógio armadas há muito tempo sobre esse povo valoroso. Uma é bloqueio econômico (imposto pelos EUA), outra é a ditadura política. Desarmá-las é uma tarefa que envolve o povo cubano em sua autodeterminação, mas que também merecem a atenção e a solidariedade internacional” – Ciro Gomes (PDT)
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Zambelli critica fundo eleitoral triplicado, mas votou sim para LDO
ASSISTA: PDT vai ao STF para obrigar Lira a analisar pedidos de impeachment
LEIA: Gleisi Hoffmann propõe financiar torcidas organizadas e Gaviões repudia
LEIA: Dono da Davati: Intenção ‘nunca foi vender vacina’ ao governo
LEIA: Blogueira ‘lulista’ que comparou Ciro a Bolsonaro ‘ora’ por morte do presidente
LEIA: Antonio Neto defende greve geral contra Reforma Administrativa
O ex-ministro defendeu a autodeterminação “do povo cubano” para resolver seus problemas, frisando que é necessário respeitar a soberania de Cuba.
Em seguida, apontou que apesar de ser totalmente contrário ao ‘subalternismo’ da política exterior do governo Bolsonaro aos ‘interesses’ dos EUA e condenou o bloqueio econômico importo pelos americanos á Ilha por décadas, postura que já foi condenada na ONU por diversas vezes e que segundo o pedetista, ‘fere as leis internacionais’.
‘Ditadura’ cubana
Ciro Gomes também argumentou que Cuba é uma ‘ditadura’ que suprime ‘liberdades individuais’ e disparou contra a política externa praticada nos governo do PT.
“A política exterior que o Brasil precisa não deve seguir o figurino da política externa do PT, marcada por ‘cacoetes’ de um velho tipo de esquerdismo, que no Brasil se acocorava diante do capital, sobretudo estrangeiro; e fora do Brasil encenava um terceiro mundismo barulhento, vistoso e inconsequente, cheio de desculpas às ditaduras, desde que rotuladas como ‘esquerdistas’. Compensação retórica para a rendição interna” – Ciro Gomes (PDT)
“Causa indignação ver cidadãos sendo assaltados nas ruas por capangas à paisana que integram o aparato de segurança da ditadura. Assim como também merece repúdio o corte do acesso à internet e suas redes sociais”
“O Brasil deve querer uma Cuba independente e democrática”, finalizou.
Assista:
A política externa brasileira não pode ser condescendente com o desrespeito à soberania de Cuba, como é agora no governo Bolsonaro. Nem deve seguir o figurino da política exterior do PT. É preciso coragem e isenção. Não temo este debate. E você? #CubaParaOsCubanos pic.twitter.com/ooTehKMMJR
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 16, 2021
OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Ciro Gomes rebate Lula, que disse ‘não existir’ 3ª via; “Soberba”
LEIA: Presidente do PDT, Lupi dispara contra Bolsonaro: ‘Não venha com ameaça’
ASSISTA: Vídeo desmente governo Bolsonaro sobre escândalo Covaxin; veja
LEIA: “Bolsonaro está à beira de um ataque de nervos”, diz ‘ex-amigo’
Bolsonaro despenca nas pesquisas e 51% dos brasileiros acha governo ‘péssimo’
O povo brasileiro não tem a melhor impressão de seu presidente. Ao contrário: para a maioria da população, Jair Bolsonaro é desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário, favorece os ricos e mostra pouca inteligência.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: 6 de cada 10 brasileiros rejeitam Bolsonaro para 2022, diz Datafolha
LEIA: Mensagens apontam atuação de Michelle Bolsonaro no caso Covaxin, diz site
Entidades de advogados e magistrados repudiam ‘ameaça’ de militares
Associações de juristas, advogados, magistrados e também a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) divulgaram uma nota conjunta em que repudiam os ataques ao Parlamento brasileiro por parte do Ministério da Defesa.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Ciro Gomes se consolida na 3ª via e quase dobra intenções de voto, diz pesquisa
Viúva de suposto assassino de Marielle fecha delação com MP
Segundo jornalista Guilherme Amado em Metrópoles, a viúva do capitão Adriano da Nóbrega, miliciano que era ligado a Flávio Bolsonaro e que foi assassinado na Bahia no ano passado, está perto de homologar uma delação premiada com o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro e o Ministério Público do estado.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Reinaldo Azevedo dispara: “Nota dos militares é mentirosa e golpista”
Veja mais notícias no BRI.