O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) prestou solidariedade ao ator Paulo Gustavo, de 42 anos, que voltou a sofrer com complicações geradas pela Covid-19 e segundo boletim médico, apresenta quadro de ‘extrema gravidade’. Paulo Gustavo está internado há 51 dias.
“Quero somar minhas orações às orações de muitos brasileiros que pedem pelo pronto reestabelecimento desse artista tão querido por todos nós, o grande Paulo Gustavo”, escreveu Ciro em suas redes sociais.
Quero somar minhas orações às orações de muitos brasileiros que pedem pelo pronto reestabelecimento desse artista tão querido por todos nós, o grande Paulo Gustavo. 🙏❤
— Ciro Gomes (@cirogomes) May 3, 2021
Internado desde 13 de março, ele vinha tendo melhoras significativas e, no domingo (2) chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagir com médicos e o marido, Thales Bretas.
Mas, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3), na noite do domingo, o ator teve uma piora significativa do quadro sofrendo com uma embolia.
“Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem. Ontem à tarde (domingo), após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido“, diz trecho do documento.
“À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade”, diz outro trecho do boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3).
O que é embolia?
Fístula broncovenosa é um tipo de abertura que ocorre entre os pulmões e as veias e, que no caso do ator, acarretou a entrada de ar na corrente sanguínea, a chamada embolia gasosa.
Já a embolia é um tipo de obstrução pelo acúmulo de material (sangue, ar, liquido amniótico) trazido pela corrente sanguínea (êmbolo). No caso da embolia pulmonar, ela se dá pela obstrução de uma artéria do pulmão.
Ainda segundo o boletim médico de Paulo Gustavo, essa entrada de ar foi disseminada, tendo afetado o sistema nervoso.
O documento termina dizendo que a família do ator agradece todo o carinho e pede orações para a recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas pela Covid.
Internado há 50 dias
Paulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março devido às complicações provocadas pela Covid-19.
Após seis dias, ele apresentou melhora no quadro geral, o que poderia indicar uma recuperação.
No entanto, no dia 22 de março a situação regrediu e o ator, roteirista e comediante precisou ser intubado. Na ocasião, a nota médica informou que ele “necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva, para ser tratado de forma mais segura”.
No dia 2 de abril, o quadro de Paulo Gustavo piorou e ele passou a utilizar uma terapia que se assemelha ao uso de um pulmão artificial.
Naquele dia, texto divulgado pela assessoria do artista informou que o ator chegou a apresentar sinais de melhora, “mas devido ao agravamento do quadro clínico, teve que evoluir à terapia por ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea”.
Com informações do G1.
Ernesto Araújo diz que governo Bolsonaro perdeu ‘alma’ e ‘ideal’
O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou, numa série de mensagens publicadas neste sábado (01), que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) perdeu a “alma” e o “ideal”.
Leia a matéria completa aqui.
Opinião: “Militei 15 anos ao lado do PT, hoje sou ‘fascista’. Isso é canalhice”
“Escrevo esse texto para aqueles que como eu veem no Ciro Gomes uma saída pro buraco que o Brasil e o nosso povo foi atirado nos últimos anos. Mas também se trata de um desabafo sincero e humilde aos meus amigos e amigas que ainda veem no PT e em Lula um caminho para o Brasil”.
Leia a matéria completa aqui.
Em vídeo, Freixo critica ‘hegemonismo’ do PT: “Espero que não repitam os erros de 2018”
O deputado Marcelo Freixo (PSOL) fez duras críticas ao PT durante um debate com o jornalista Fábio Pannunzio, Florestan Fernandes Jr e Luciana Julião, e condenou o que chamou de ‘negacionismo de esquerda’ em não admitir os erros verificados nos governos petistas.
Leia a matéria completa aqui.
Bolsonaro e Lula buscam apoio de Sarney de olho em 2022
Na véspera do início da fase de depoimentos na CPI da Covid e em meio a articulações de olho nas eleições de 2022, o ex-presidente José Sarney (MDB) passou a ser procurado na condição de interlocutor de alto nível pelo governo Bolsonaro e pelo PT de Lula, maior partido de oposição. Além do papel central na CPI, o que preocupa o Planalto, o MDB tem a maior bancada do Senado.
Leia a matéria completa aqui.
Um dia após se licenciar da prefeitura de SP, Bruno Covas é internado em UTI
Prefeito licenciado de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) foi transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital Sírio-Libanês, no Centro da capital paulista, devido à descoberta de um sangramento no estômago nesta segunda-feira (3). O político luta contra um câncer desde 2019.
Leia a matéria completa aqui.
Lula está ‘apavorado’ com aliança de Ciro com João Santana, diz site
De acordo com o site O Antagonista, pessoas próximas ao ex-presidente Lula (PT) dizem que ele está “apavorado” com a aliança de João Santana com Ciro Gomes.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.