COB afasta Wallace por 5 anos – O Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) decidiu, nesta terça-feira (02), aumentar a punição de Wallace de 90 dias para 5 anos.
Capela é vandalizada por terraplanista em SP; Diocese repudia
A informação foi publicada pela ESPN.
Assim, o atleta – julgado por atacar o presidente Lula nas redes sociais – fica afastado das competições oficiais de vôlei durante todo o período.
A pena impedia que o atleta atuasse pela Seleção Brasileira por um ano também foi aumentada.
Wallace disputou a final da Superliga – no qual seu time, Cruzeiro, se sagrou campeão – mesmo estando suspenso e por isso, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também foi punida por seis meses do sistema do COB.
A entidade não terá o repasse financeiro durante o período da punição, bem como auxílios materiais.
“(A CBV) não apenas utilizou-se de artifícios para descumprir a decisão do Comitê Olímpico do Brasil, como permitiu a inscrição do atleta em jogo por ela promovido, desconsiderando decisão da entidade”, dizem conselheiros do COB.
O presidente em exercício da CBV, Radamés Lattari Filho, foi punido por um ano de todos os eventos esportivos do COB e seus filiados.
Wallace havia conseguido uma liminar no STJD para participar das decisões da Superliga e em seguida, a CBV acionou o Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, que corroborou a decisão.
Na época, o Conselho de Ética do COB alertou que o descumprimento poderia gerar ‘gravíssimas sanções’.
O Comitê Olímpico Internacional (COI), agora, terá de ser comunicado de maneira formal das sanções determinadas.
(Com informações de ESPN)
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)