China apoia quebra de patentes – A China apoia a quebra de patentes de vacinas e se junta ao apelo dos países em desenvolvimento pela renúncia aos direitos de propriedade intelectual sobre os imunizantes contra a covid-19, disse nesta segunda-feira o Ministério das Relações Exteriores chinês.
O porta-voz do ministério, Zhao Lijian, fez a declaração durante uma entrevista coletiva regular.
VEJA: Vídeo: Kátia Abreu detona Ernesto Araújo; “negacionista compulsivo”
Índia e África do Sul defenderam no ano passado na OMC (Organização Mundial do Comércio) a quebra da patente de vacinas como uma maneira de reforçar a produção e garantir que o mundo seja atendido.
O debate em torno do assunto ganhou força este mês, quando o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou a ideia, desde a proposta que passasse pela OMC.
LEIA: Trabalhar ‘demais’ mata quase 1 milhão de pessoas por ano no mundo, revela estudo
Já o Brasil se alinhou a uma terceira proposta, desenvolvida por Canadá e Chile, baseado no acordo Trips, o tratado internacional de direitos de propriedade intelectual, que prevê exceções limitadas para o direito de patentes. Essa proposta está sendo chamada de terceira via.
O acordo prevê, entre outros pontos, o levantamento dos direitos de patentes em casos excepcionais desde que não prejudique de maneira “não razoável” o detentor da patente e para uso do produto apenas de forma não comercial, com alcance e duração restrita.
Fonte: UOL
LEIA: Texto em que Ernesto Araújo fala do “comunavírus”
LEIA: Em vídeo, Bolsonaro detona isolamento social: “Idiotas que até hoje ficam em casa”
LEIA: Ciro Gomes muda tom para ser ‘menos professor e mais pregador’ em 2022
Depoimento de Ernesto Araújo na CPI é desmentido por reuniões e dados
O ex-chanceler Ernesto Araújo afirmou em seu depoimento na CPI da covid-19, nesta terça-feira, que o Brasil foi o primeiro a receber vacinas da Índia e que o governo atuou desde a definição da Covax da aliança mundial de vacinas, em junho de 2020. Mas os dados se contrastam com a narrativa apresentada pelo ex-ministro.
Leia a matéria completa aqui.
Vice-presidente do PT sobre Paes vice de Lula em 2022: “Seria um ótimo nome”
Vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá (RJ) vê com bons olhos uma chapa com o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD), como vice de Lula nas eleições de 2022. “Seria um ótimo nome”, opina Quaquá.
Leia a matéria completa aqui.
Vídeo: Câncer de Covas foi ‘agravado’ por uso de máscara, diz deputado bolsonarista
Vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, o deputado bolsonarista Giovani Cherini (PL-RS) afirmou durante reunião da Comissão e Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta segunda-feira (17) que o uso de máscara para proteção contra a Covid-19 agravou o câncer que vitimou o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB).
Veja o vídeo e leia a matéria completa aqui.
Ambev e Heineken são autuadas por trabalho escravo de imigrantes, diz jornal
Uma reportagem do jornal El País traz a denúncia de que duas das maiores cervejarias do mundo, as multinacionais Ambev e Heineken foram autuadas por ‘trabalho escravo’, ou seja, condições análogas à escravidão impostas aos trabalhadores e trabalhadoras em São Paulo, em sua maioria imigrantes venezuelanos.
Leia a matéria completa aqui.
Rumo a 2022, Ciro Gomes monta propostas para classe média
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) tem reunido o seu time de economistas pensando em propostas para classe média em 2022. Com a polarização entre Bolsonaro e Lula, o presidenciável pedetista se consolidou como uma terceira via eleitoral e busca soluções para diversos setores do país que foram abandonados nas últimas décadas, como a classe média brasileira.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.