Cuba vence EUA no basquete – Jogando em casa e com apoio da torcida, Cuba derrotou os norte-americanos por 81 a 67 nas eliminatórias para a AmeriCup em 2025.
A capital Havana foi palco do momento histórico para a seleção de basquete cubana. Nesta segunda-feira, o Coliseu – nome da arena do jogo – ficou lotado por torcedores apaixonados na esperança de uma vitória cubana. E foi o que aconteceu. A seleção local venceu os Estados Unidos por 81 a 67 nas eliminatórias para a AmeriCup 2025. Os norte-americanos não perdiam para os cubanos desde 1971 nos Jogos Pan-Americanos.
LEIA:Juristas enviam manifesto ao STF por caso Uber x trabalhador
Cuba 🇨🇺 made the #AmeriCup history! 🔥
Enjoy their best plays, as they left their mark by beating USA 🇺🇸 for the first time in @AmeriCup 🗓️ pic.twitter.com/vWPzY3k4KF
— FIBA (@FIBA) February 26, 2024
A equipe norte-americana não contou com os grandes nomes do basquete, como Stephen Curry e LeBron James. O time foi composto por jogadores da G-League, liga de desenvolvimento da NBA. Mesmo assim, os cubanos não foram tímidos na comemoração. Foi a primeira vitória do país em 53 anos em cima dos Estados Unidos.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, enalteceu a vitória dos jogadores e considerou a conquista “histórica, sensacional e inspiradora”.
Junto com os Estados Unidos, Porto Rico e Bahamas, Cuba está com uma vitória e uma derrota no grupo D das eliminatórias para a AmeriCup em 2025.
(Com informações GE)
(Foto: Reprodução/X)