Deputado bolsonarista exalta desfile militar – Yahoo – O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) utilizou uma foto da China para elogiar o desfile de tanques da Marinha, que aconteceu em Brasília nesta terça-feira (10).
Na publicação, ele exaltou o ato militar desta manhã. “Nunca uma simples manobra militar mexeu tanto com meu patriotismo”, escreveu Otoni de Paula.
A foto utilizada, no entanto, não mostrava tanques brasileiros, mas chineses. O registro fazia parte da comemoração dos 70 anos de Pequim, na China, realizada na praça Tiananmen, em 2019. A foto, da agência EFE, é uma das primeiras que aparecem em sites de busca ao procurar os termos “desfile militar tanques”.
Após a confusão de Otoni de Paula, a publicação virou motivo de piada de opositores. Um dos aspectos mais apontados nas redes sociais foi o fato de o bolsonarista ter usado imagens de um país comunista para exaltar o governo Bolsonaro, que constantemente ataca a esquerda.
ASSISTA: Vídeo: Blindado militar vai a desfile no Planalto “sob risco de pegar fogo”
LEIA: Ciro Gomes no Conversa com Bial: ‘Bolsonaro subornou cúpula militar’
LEIA: Voto impresso: Bolsonaro quer tanques na rua; oposição vai à Justiça
LEIA: TSE envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF por quebra de sigilo
LEIA: Relator do PL da ‘Grilagem’ muda projeto após aprovação; oposição protesta
https://twitter.com/OtoniDepFederal/status/1425021012408782852
Entenda o evento da Marinha desta terça
Na manhã desta terça-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu o convite da Marinha para a Operação Formosa, treinamento militar que acontecerá no dia 16 de agosto e contará com 2,5 mil militares.
A entrega do convite foi feita ao final de uma exibição de tanques, que passou pela Praça dos Três Poderes e chegou até o Palácio do Planalto, onde o presidente acompanhava o desfile, ao lado do ministro da Defesa, general Braga Netto.
O desfile acontece no mesmo dia em que a Câmara dos Deputados vota a Proposta de Emenda à Constituição para a volta do voto impresso, proposta que tem sido defendida assiduamente pelo presidente da República. A expectativa é que a PEC seja reprovada pelos parlamentares, assim como foi rejeitada na Comissão Especial que tratava do assunto.
Sobre o desfile, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aliado de Bolsonaro, lamentou a “trágica coincidência” de o evento acontecer no mesmo dia da votação. A Marinha, responsável pelo desfile, negou qualquer relação com a decisão sobre o voto impresso.
Mourão não participou do evento
O desfile da Marinha com tanques e lançadores de mísseis pelo centro de Brasília nesta terça-feira (10) não contou com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
Auxiliares do vice teriam considerado o desfile “inoportuno” e aconselharam Mourão, que é general da reserva, a não participar do evento.
Apesar de o treinamento da Marinha ocorrer anualmente desde 1998, é a primeira vez que os tanques passaram pelo centro de Brasília. Maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central, a operação está marcada para a semana que vem e terá veículos anfíbios, aeronaves, carros de combate, veículos de artilharia e lançadores de foguetes. Além da participação de 2.500 militares, pela primeira vez na história, o treinamento terá a presença do Exército e da Aeronáutica.
LEIA: Bolsonaro ensaia derrota do voto impresso: “Barroso apavorou deputados”
LEIA: Bolsonarista é condenado por “dossiê antifascista” e vai ter que indenizar
LEIA: Torturador da Ditadura, Ustra é ‘herói nacional’ do Exército, diz site
Janaina Paschoal: doar comida na Cracolândia ‘ajuda o crime’; padre debocha
A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) criticou ontem o padre Júlio Lancellotti e a Pastoral do Povo da Rua de São Paulo por distribuir comida às pessoas em situação de rua no centro da capital paulista.
Leia a matéria completa aqui.
Procuradoria valida denúncia contra Lula e Palocci no DF
A Procuradoria da República no Distrito Federal ratificou à Justiça a denúncia contra o ex-presidente Lula (PT), Antônio Palocci e o empresário Marcelo Odebrecht no caso da suposta compra de um terreno para o Instituto Lula e um apartamento que teriam sido custeados com dinheiro da empreiteira baiana.
Leia a matéria completa aqui.
Brizola Neto na CSB: “Governo Bolsonaro é irresponsável e imoral”
O ex-ministro do Trabalho e atual coordenador de Trabalho e Renda de Niterói (RJ) Brizola Neto (PDT) responsabilizou o governo Bolsonaro pelo agravamento da pandemia no Brasil e consequentemente seus efeitos tanto sociais quanto econômicos. “A gestão irresponsável e imoral do governo Bolsonaro fizeram com que a pandemia tivesse efeito muito maior”, disse.
Leia a matéria completa aqui.
Veja mais notícias no BRI.