Categorias
Economia

Dia do servidor público marca luta contra Reforma Administrativa

Dia do servidor público marca luta contra Reforma Administrativa – Neste dia 28 de outubro o Brasil celebra o Dia do Servidor Público, data essa instituída durante o governo do presidente Getúlio Vargas quando da promulgação das leis com direitos e deveres desses funcionários, instituídas em 28 de outubro de 1939.

Em 2021 pouco há para se comemorar, assistimos em São Paulo a aprovação de uma reforma administrativa macabra contra os servidores estaduais, salários congelados por todo o país e pouco ou nenhum reconhecimento pela árdua batalha desses funcionários públicos que devotaram suas vidas ao estado brasileiro, em especial durante esses quase dois anos de pandemia, quando estiveram à frente dos mais diversos serviços essenciais para o enfrentamento e superação da mais grave crise sanitária de nosso tempo.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Mark Zuckerberg anuncia ‘Meta’ em meio à crise com Facebook
LEIA: Ciro Gomes irá à Brasília dialogar com servidores e parlamentares
LEIA: Clube demite jogador de vôlei bolsonarista após homofobia
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaro insinua que ‘rouba pouco’ em contratos
LEIA: Moraes irá julgar ação de Bolsonaro contra CPI; sorteio

O presidente da CSB, Antonio Neto, destacou como campanhas de vilanização do serviço público brasileiro contribuíram para a retirada de direitos que assistimos nos últimos anos no Brasil.

“Vilanizados pelo sistema financeiro e por uma parte da elite, os servidores sempre estiveram na linha de frente ao lado do nosso povo. O que seria das nossas vidas sem os professores, os médicos do SUS, os profissionais de segurança pública, os assistentes sociais, entre outros inúmeros profissionais? A nossa tarefa n°1 para honrar os nossos servidores é derrotar a PEC 32, a PEC da Rachadinha.” afirma Neto.

A Central dos Sindicatos Brasileiros não se opõe a um debate e propostas que tornem o serviço público brasileiro e as carreiras de milhares de servidores mais modernas e eficientes, tudo que esta proposta que circula no congresso nacional não é, a única contribuição da PEC 32 seria para fomentar a corrupção e o desmantelamento do serviço público.

Em artigo publicado por Neto no jornal Folha de São Paulo, intitulado ‘A PEC da Rachadinha’ em abril de 2021, já se alertava para os perigos escondidos nessa proposta:

“Merecia o maior prêmio mundial da propaganda a campanha perversa que foi empreendida nas últimas décadas contra a imagem dos servidores públicos no Brasil. Já houve um tempo em que eles eram muito valorizados e respeitados. Mas, como dizia Joseph Goebbels, ‘uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade’. Foi assim que muita gente passou a acreditar na cantilena de que o funcionalismo público é o grande vilão nacional, responsável pelo desequilíbrio nas contas do Estado e por todos os grandes problemas do país.”

Mas aí veio a pandemia, que provou a necessidade de um país ter serviços públicos de qualidade, como o nosso heróico SUS, com seus milhares de profissionais corajosos e incansáveis, que estão arriscando suas vidas e a de seus familiares para nos proteger; como os nossos Butantan e Fiocruz, com seus brilhantes pesquisadores e funcionários, que são responsáveis por produzir as vacinas que estão imunizando o nosso povo, em parceria com instituições internacionais; e como tantos profissionais essenciais para uma nação, como os professores, os garis e os policiais, entre outros.

São servidores públicos como esses que garantem a vida em comunidade. Que permitem que todos os cidadãos ?mesmo os que não têm recursos? tenham direito pelo menos ao básico para uma vida digna, como saúde, educação, segurança, ruas limpas. Esses profissionais, em sua imensa maioria, ganham pouco e trabalham muito. Não são uma casta privilegiada, que existe, sim, no serviço público.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Roberto Jefferson detona Bolsonaro: ‘Viciado em dinheiro público’
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaro é enquadrado na TV Jovem Pan e gera ‘treta’
LEIA: Olavo perde na Justiça e terá que pagar R$ 2,9 milhões a Caetano
LEIA: Ministro de Bolsonaro repreende Paulo Guedes: ‘Perturbado’
LEIA: Vídeo: Veja fala de Bolsonaro durante ‘treta’ na TV Jovem Pan

Mas, curiosamente, a proposta de reforma administrativa enviada por Paulo Guedes ao Congresso não toca na elite do funcionalismo, formada por políticos, militares, juízes e procuradores, os verdadeiros responsáveis pelas maiores distorções entre o setor público e o privado, com suas múltiplas benesses e penduricalhos em cascata.

Isso significa que quem vai pagar a conta das infinitas verbas de gabinete dos políticos, da picanha e do leite condensado dos militares, dos smartphones de última geração dos procuradores ou dos planos de saúde milionários dos juízes não serão eles. Se a PEC 32/2020 for aprovada, quem vai pagar essa conta da reforma administrativa será a enfermeira que se arrisca no hospital e o policial que se arrisca nas ruas, o professor da creche que ganha um salário de fome, o gari que recolhe o seu lixo. E talvez essa nem seja a pior parte.”

Que este dia celebrado há décadas no Brasil , através da consciência que surgiu junto a sociedade civil da importância dos servidores públicos após mais de um ano de pandemia, se transforme em luta nas ruas e redes pela REJEIÇÃO da Proposta de Emenda Constitucional 32 no plenários do Congresso Nacional.

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

LEIA: Ciro Gomes é ‘uma das opções’ do União Brasil, diz prefeito de Salvador
LEIA: Moraes nega transferir Roberto Jefferson para hospital no RJ
LEIA: Guedes chama ministro de burro: “Me pergunto o que estou fazendo aqui”

Ministros generais de Bolsonaro receberam para ir ao 7/9, diz site

Dois generais ministros de Estado receberam meias diárias para participar do ato pró-Bolsonaro, no último dia 7 de setembro, em São Paulo. A manifestação foi marcada por ataques antidemocráticos do presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive com a declaração de que não mais obedeceria ordens emitidas pelo ministro Alexandre de Moraes.

Leia a matéria completa aqui.

OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Bolsonaro sobre gasolina cara: “Não vamos interferir”
LEIA: Roberto Jefferson ataca Moraes e cita esposa de ministro
LEIA: Ciro dialoga com Alckmin, Boulos, Datena e Kassab rumo à 2022
LEIA: Ciro Gomes anuncia ‘ação digital e territorial’ do PDT; começa hoje
LEIA: Ator de Hollywood mata diretora de filme; tiro acidental

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile