Categorias
Economia

Economista prevê alta da inflação e dos juros: “Bom para a renda fixa”

Economista prevê alta da inflação e dos juros – Segundo o economista-chefe do BTG Pactual, Mansueto Almeida, a chance de a inflação de 2023 estourar a meta fixada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) é de 100%.

Isso já levando em conta as desonerações fiscais costuradas entre governo federal e os entes estaduais, o banco ainda projeta que o índice IPCA encerre o ano entre 7,5% e 8%.

Eurodeputado desafia Bolsonaro a debater com Ciro Gomes

“Vão ser dois anos de taxas muito altas no Brasil e isso é bom para a renda fixa”, comentou.

O economista participou do painel “A Hora e a vez da renda fixa”, do evento BTG Talks, do próprio banco, e afirmou que o ciclo de aumento de juros pelo Banco Central (BC) está próximo do fim.

Almeida prevê mais uma alta da Selic, com a taxa subindo para 13,75% ao ano, patamar que deve se manter por um bom tempo.

De acordo com o economista, só a partir do segundo semestre de 2023 é que os juros de curto prazo da economia poderiam voltar a baixar, atingindo à casa dos 11% em dezembro, possivelmente.

Inflação alta até 2024

Na sua avaliação do operador financeiro, só em 2024 é que o país começará a conviver com inflação mais baixa, com o IPCA caminhando para os 5,5%.

“Mas para isso é preciso que o governo ganhe a confiança do mercado e mostre qual vai ser a nova âncora fiscal ao longo dos próximos anos, qual a política econômica para colocar a dívida pública numa sequência de queda, ano a ano. Hoje, não dá para responder a partir de qual momento os preços vão cair de forma consistente.”

(Com informações de Valor Econômico)
Foto: Reprodução

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile