A situação no cazaquistão está controlada porém foi algo extremamente grave para as relações internacionais.
A tentativa de desestabilização da região foi feita de forma gravíssima com várias agências internacionais envolvidas para desestabilizar a região e gerar o caos que foi gerado no país nós últimos dias.
De acordo com as informações de vários jornais e de inteligência da dos países ligados a OTSC organização do Tratado de Segurança Coletiva a indícios de ligação dos EUA, Reino Unido e Turquia em toda a estrutura criada para a tentativa de revolução colorida.
A motivação por trás da tentativa de desestabilizar o cazaquistão é bem clara, o país é uma peça chave em diversas questões globais, membro da OTSC, membro do tratado comercial de Xangai, membro importante das novas rotas da seda chinesa, membro do tratado euroasiano comercial organizado pela Rússia, por isso que a OTSC agiu de forma tão rápida e tão contundente.
O Presidente Tokayev pediu a ajuda da OTSC após ligar para o presidente da Armênia, entendendo a tentativa de desestabilização e de guerra híbrida jogada em cima do seu país.
Após a aceitação por parte dos membros da OTSC em especial a Rússia Tokayev agradeceu Putin e ao Xi Jijping que também apoiou o presidente Tokayev.
Os interesses dos envolvidos
Os interesses de cada um dos envolvidos são diferentes, cada um deles tem uma motivação distinta porém o objetivo era o mesmo a desestabilização do país.
O Cazaquistão é um país com muitas riquezas naturais um PIB percapto maior que o Brasil assim como seu IDH.
Depois da queda da União Soviética o país tomou uma postura que o beneficiou muito de não ser um país com problemas com a Rússia nem com o ocidente mas, o ex-presidente Nursultan Nazarbaev tinha conselheiros das grandes corporações americanas e globais, como FMI, Banco Mundial, Randy Corporation e outras.
Como era esperado essas forças estrangeiras queriam pedaços do país que é enorme e rico.
As motivações Americanas e da OTAN
Os americanos fincaram uma de suas principais empresas no país a Chevron no maior poço de petróleo do país.
Além da da questão econômica com a pressão russa sobre a OTAN e a Ucrânia os americanos precisavam de uma revolução colorida naquele país para dividir as atenções russas e quem sabe gerar uma possibilidade de manobra para fazer com que aquele país fosse uma carta na manga para negociação entre a Rússia com EUA e OTAN que estão tendo essa semana a reunião do conselho de segurança.
Essa reunião é central nessa situação pois a anos a OTAN não se senta a mesa para discutir com a Rússia e os americanos sempre quando se sentam, sentam para exigir da Rússia ainda mais coisas e nunca ceder, dessa vez foi diferente, a não ser que eles queiram conversar com a tecnologia russa de mísseis hipersonicos e com o novo S-500 que é a melhor plataforma de defesa anti mísseis do mundo.
Ficou evidente a participação dos EUA nessa tentativa quando o apelidado “Juan Guaido” Cazaqui se anunciou como líder da tentativa de revolução….estando em território Ucraniano, falando diretamente de Kiev.
Além das declarações do departamento de estado americano Anthony Blinken ao dizer que o país tinha que voltar com a internet e os direitos humanos tinham de ser respeitados e etc sendo que se tratava de uma ação civico-militar no país com confrontos armados.
Porém um dos principais think tanks americanos já haviam soltado um relatório anos antes falando da necessidade de gerar problemas em diversas frentes russas(Randy Corporation).
A Turquia
O envolvimento turco é muito mais perigoso para a região do que se imagina, com envolvimento direto do terrorismo islâmico.
Apesar da percepção ocidentalizada o Cazaquistão é um estado laico e a maioria no país não é muçulmana, porém existe uma população muçulmana no país em grande quantidade.
Com a Turquia tendo falhado em todas as frentes que se envolveu como guerra na Síria, Aliança com os americanos e agora mais recentemente sua brutal crise econômica que gerou protestos no país, o Erdogan precisa de uma bandeira forte para tentar se estabilizar internamente e a ideia é vender uma ideia do grande império Turco que envolve a turcomenizacao da região.
Com essa idealização os turcos teriam uma motivação nacional para apoiar o Erdogan porém mais uma vez falhou pois a revolução foi debelada.
A clara ligação entre a Turquia e a tentativa foi que alguns membros das milícias eram ex-combatentes da guerra na Síria, sendo ligados ao salafismo, em nosso Twitter postamos algumas notícias de membros das forças de segurança do Cazaquistão que haviam sido decapitados uma assinatura clara dos salafistas que atuavam na Síria.
O grande problema dessa manobra turca que o jihadismo é incontrolável assim como a alqaeda foi criada pelos americanos para enfrentar os russos no Afeganistão e infiltrar uma guerra santa na Chechênia você não tem controle de suas ações futuras.
A oligarquia Cazaqui
Logo após o início das manifestações que tinham uma legitimidade e que como em toda revolução colorida é tomada por órgãos internacionais de desestabilização, como a CIA, MI6, Mossad e demais agências estrangeiras ligadas aos americanos ou ongs como Human Rigth Watch, Randy e outras fábricas de políticas neocons ou woke(aqui fica um adendo no Brasil não se conhece muito esse termo woke que é na verdade o identitarismo exarcebado que está diretamente ligado aos partidos ditos de esquerda no Brasil, o wokismo é algo que vira contra o feiticeiro que acha que o opera mas na realidade não opera é só uma forma de guerra híbrida implementada para atacar a própria esquerda internamente vídeo 2013), jatos particulares começaram a sair do país levando os mais ricos do país para fora os destinos foram Kiev, Inglaterra, França e um único foi para a Rússia.
Após toda a operação ter sido iniciada a principal liderança que é apoiada pelos oligarcas Cazaqui muito parecido com a situação que vivia a Venezuela com o Juan Guaidó , o Benjamim Norton foi apelidado de Juan Guaidó Cazaqui devido a sua relevância no país e sua capacidade de articulação.
O Benjamim Norton ainda é pior pois nem coragem de estar no país durante toda desestabilização ele teve.
Diferente da Ucrânia o cazaquistao mantém estatais no país e não é um estado privatista o que justifica o apoio da oligarquia a tentativa de golpe de estado.
Além disso existe uma briga interna pelo poder no país apesar de Tokayev ser o presidente a figura do ex-presidente faz sombra e gera uma tentativa de disputa com Tokayev.
Desfecho da tentativa
A tentativa frustou-se muito rapidamente com o envolvimento direto das forças de paz da OTSC que conseguiu ajudar as forças de segurança do país.
Os peacekeepers não se envolvem diretamente mas operações antiterrorismo, eles liberam as tropas Cazaquis para fazer enquanto eles garantem a segurança de infraestruturas vitais, aeroportos, estradas, bancos, prédios governamentais, infraestrutura de telecomunicações e outros.
As tropas antiterrorismo do Cazaquistão conseguiu identificar e neutralizar inúmeras células, além de encontrar em seu território estrangeiros chegados ao país que participaram dos atos inclusive nós combates armados.
O Cazaquistão juntamente com a Rússia disse que as tropas de manutenção de paz logo vão deixar o país a idealização para retirada fala em 10 dias para o início.
Diferente do que a organização foi acusada por uma dessas fontes de desestabilização chamada Nexta que fica na Polônia outro país da OTAN e que é russofobo , a OTSC foi convidada pelo governo legítimo do cazaquistao para ajudar a conter o início do que poderia ser uma guerra civil.
Um dos principais motivos para se suspeita desse início de guerra civil foi a troca de todo o gabinete de segurança do país e de algumas regiões importantes e não ter fotos ou vídeos de altas patentes militares do país demonstrando apoio ao governo ou condenando os assassinatos dos militares, o que demonstra que a infiltração existe também dentro das forças armadas do país.