Ernesto Araújo é ridicularizado em entrevista – Carta Capital – O ex-chanceler do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo foi desmoralizado em uma entrevista que concedeu a rede britânica BBC, nesta quinta-feira 16.
Apresentado pelo jornalista Stephen Sackur, o programa HardTalks é um dos mais conhecidos da BBC News.
No início do programa o jornalista britânico acusa o ex-chanceler de ser cúmplice do presidente Jair Bolsonaro no que ele definiu de desastrosa gestão da pandemia de Covid-19 no Brasil.
Sackur ainda fez chacota com o termo “comunavírus” usado pelo governo para sugerir que a pandemia seria parte de uma estratégia plantada pelo socialismo. Além de mencionar a recusa de adquirir vacinas da China por motivos ideológicos.
Ao se defender, Araújo deu início a um discurso conspiracionista, afirmando que a pandemia foi usada no Brasil como uma recurso político para tirar o presidente Bolsonaro do cargo e colocando a Organização Mundial da Saúde como um mecanismo de um complô marxista.
“Até onde eu saiba, Karl Marx (1818-1883) não participou da fundação da OMS. Era isso mesmo o que você queria dizer?”, rebateu o apresentador, deixando o ex-chanceler sem reação.
O jornalista ainda refutou a tese de uso político da pandemia apresentando dados sobre a contaminação no País e da ingerência do presidente para lidar com a situação, que dificultou o combate ao vírus e estimulou que as pessoas não aceitassem as recomendações científicas.
“Ele falhou em não proteger o seu próprio povo”, afirmou Sackur.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ronaldo Fenômeno compra Cruzeiro 28 anos após ser revelado no clube
LEIA: Bolsonaro reclama de incômodo na PF com operação contra Ciro
LEIA: José de Abreu desiste de candidatura a deputado pelo PT
LEIA: Hang elogia Moro e bolsonaristas surtam: “Vai tomar no c…”
O ex-chanceler refutou a afirmação defendendo a tese mentirosa de que Bolsonaro foi impedido de agir por decisão do Supremo Tribunal Federal.
Araújo ainda defendeu o tratamento precoce para a covid-19 e questionou a segurança das vacinas aplicadas pelo mundo e aprovada por organizações de saúde.
“As vacinas foram desenvolvidas de forma muito rápida, sem a oportunidade de checagem de longo período. Então é natural que as pessoas têm o direito ou não de tomá-las. Estudos realizados ao redor do mundo apontam que as vacinas não são o caminho mais adequado para se lidar com isso [pandemia]”, disse o ex-ministro.
Ele foi desmentido pelo jornalista a cada nova desinformação dita, mas continuou defendendo seu ponto de vista negacionista ao longo de toda a entrevista.
Ernesto Araújo afirmou ter orgulho de ter participado do Governo Bolsonaro e revelou guardar mágoa por ser exonerado por pressão do “sistema”.
Ao fim ainda alegou que a CPI da Covid no Senado foi uma farsa, sem, no entanto, apresentar argumentos para validar a sua opinião.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Grupo nazista é alvo de operação em 7 estados; atentado em SP
ASSISTA: Vídeo: ‘Véio da Havan’ toma ‘cervejada na cara’ em jogo de futebol
LEIA: Juristas acusam Bolsonaro de perseguição política contra Ciro
LEIA: Funcionário leva soco por pedir comprovante de vacinação
LEIA: Atriz bolsonarista associa Felipe Neto à pedofilia e é condenado
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro Gomes vai morar em São Paulo a partir do início de 2022
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaro ataca Moro e Deltan com mensagens da ‘Vaza Jato’
LEIA: Bolsonaro: ‘Pedi os nomes de quem aprovou vacinação de crianças’
ASSISTA: Vídeo: Daciolo declara voto em Ciro Gomes após operação da PF
LEIA: MPF opinou contra busca e apreensão na casa de Ciro Gomes
Ciro Gomes sobre operação da PF de Bolsonaro: “Ninguém vai calar a minha voz”
Ciro apontou aparelhamento da PF por parte do governo Bolsonaro e garantiu que não será intimidado por ações que considera arbitrárias.
“Sou um homem do embate, do combate e do Direito. Essa história não ficará assim. Vou até as últimas consequências legais para processar aqueles que tentam me atacar. Meus inimigos nunca me intimidaram e nunca me intimidarão. NINGUÉM VAI CALAR A MINHA VOZ” – Ciro Gomes (PDT)
Leia a matéria completa aqui.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Juiz que mandou PF na casa de Ciro absolveu ‘nazista’ há um mês
LEIA: Aliados de Moro buscam aproximação com Temer, diz jornalista
LEIA: Putin pede reunião de emergência com OTAN sobre crise na Ucrânia
LEIA: Bolsonaro sobre livros: “Tem três anos que não leio um”
Veja mais notícias no BRI.