Categorias
Mundo

Espanha prende 4 suspeitos por boneco enforcado de Vini Jr.; saiba

Boneco enforcado de Vini Jr. – Diante da onda de indignação mundial com os ataques racistas contra Vinicius Jr. em um jogo na Espanha no último domingo (21), a polícia do país deteve nesta terça-feira (23) um total de sete pessoas suspeitas de crimes de injúria racial e ódio contra o brasileiro.

Logo pela manhã, a Polícia Nacional espanhola anunciou a detenção de quatro pessoas suspeitas ligadas ao boneco enforcado – que representava o atacante Vinícius Jr. – sob uma ponte de Madri, em janeiro deste ano.

Vídeo: Ancelotti sai em defesa de Vini Jr com discurso histórico

Pouco tempo depois, policiais prenderam três torcedores do Valencia identificados pelo clube como os autores dos insultos feitos ao brasileiro durante o jogo de domingo.

Desde janeiro, a polícia buscava os responsáveis por pendurar um boneco preto enforcado em uma ponte em frente ao campo de treinamento do Real Madrid.

O boneco vestia uma camisa do Real Madrid com o número 20 – camisa que Vinicius Jr. veste.

Uma faixa estava grudada no boneco, com a seguinte inscrição: “Madrid odeia o Real”. Uma investigação por injúria racial foi aberta.

Segundo a polícia, três dos detidos são integrantes da torcida organizada do Atlético de Madrid – rival do Real Madrid – e todos os detidos são espanhóis e têm 19, 21, 23 e 24 anos.

Presos por insultos raciais no domingo

Poucas horas depois, autoridades anunciaram a prisão de outros três homens, torcedores do Valencia, suspeitos de terem proferido insultos racistas contra o brasileiro no jogo de domingo (21).

“A polícia deteve três jovens em Valência por comportamentos racistas ocorridos no domingo passado no jogo entre Valencia CF e Real Madrid”, informou a Polícia Nacional.

Os torcedores foram identificados pela direção do Valencia e acabaram detidos em suas residências, na cidade do sudeste da Espanha, a terceira maior do país.

Em comunicado, o Valencia disse que está cooperando com a polícia para “eliminar o racismo no Mestalla” e que está buscando identificar mais torcedores.

“O clube reitera sua condenação mais enérgica e sua posição enfática contra o racismo e a violência em todas as suas formas e atuará com a mesma contundência com todas as pessoas identificadas, aplicando sua medida mais severa: expulsando-os do estádio pelo resto da vida”, diz o comunicado.

Na nota, o clube nega que o estádio “inteiro” tenha proferido insultos racistas e disse que “houve muita confusão e desinformação nos últimos dias”.

“Não podemos tachar o Valencianismo como uma torcida racista. Não é verdade, pedimos respeito”.

No domingo, o jogo foi interrompido no segundo tempo após uma parte da torcida do time adversário chamar Vini Jr. de “macaco”.

Durante a partida, o atacante brasileiro apontou os torcedores que o insultavam, levando o jogo a ser paralisado, e depois se envolveu em uma confusão com os jogadores adversários, que o levou à expulsão no segundo tempo. O Real Madrid perdeu o jogo por 1 a 0.

Ao menos 10 ataques

O Real Madrid pediu que as autoridades espanholas investiguem o caso e o Valencia prometeu expulsar para sempre de seu estádio os torcedores que proferiram insultos racistas.

Este foi o décimo episódio noticiado como racismo contra Vinícius Junior na Espanha. O levantamento mostra que os episódios de racismo contra o jogador estão se intensificando: houve um caso em 2021, três em 2022 e seis neste ano.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga”.

Vinícius Junior acusa a La Liga de ser conivente com o racismo.

Já a entidade espanhola diz que não tem autoridade para punir clubes ou jogadores — e que encaminha todos os casos para as autoridades espanholas.

Até agora, as punições se restringiram a multas e suspensões temporárias de torcedores.

(Com informações de G1)
(Foto: Montagem/Reprodução)

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile