Estônia declara apoio à OTAN – O governo da Estônia foi à público para declarar seu apoio à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e aos EUA na crise no Leste Europeu, especificamente no imbróglio envolvendo a Ucrânia e a Rússia.
“A Estônia tem 5 mil homens prontos para atender alertas da OTAN”, disse Sven Mikser, ministro da Defesa da Estônia.
O anúncio ocorre após as negociações entre Rússia, EUA e Otan terem fracassado, com as demandas russas não tendo sido atendidas.
As tensões na região voltaram a subir. e vídeos divulgados nas redes sociais por cidadãos russos mostram grandes movimentações de tropas e equipamentos militares.
Das principais demandas russas que não foram atendidas, a considerada ‘mais grave’ pela Rússia foi a não exclusão da possibilidade da Ucrânia entrar na OTAN.
Reação imediata do Kremlin
Esse problema gera uma instabilidade enorme para a Rússia já que a fronteira da Rússia com a Ucrânia é de mais de 2mil Km.
As declarações da Estônia provocaram uma reação imediata do Kremlin.
O assessor de imprensa e porta-voz do governo russo, Dimitri Peskov, declarou em uma conferência de imprensa:
“Na atual conjuntura e situação da Rússia hoje, a Rússia está considerando todas as possibilidades para manter sua própria segurança”.
Por Radamés Al’Massoud e Thiago Manga
PT pressiona PSB e Freixo pode ficar sem apoio de Lula no RJ
Depois de lançar nomes para governador em três estados apontados como prioritários pelo PSB, o PT ensaia fazer o mesmo movimento no Rio, onde o partido até o momento afirma que apoiará a candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB).
Em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, os petistas já têm pré-candidatos, e cogitam ir pelo mesmo caminho no Espírito Santo, o que dificulta a aliança nacional entre as legendas na disputa presidencial e impede a formação de uma federação partidária.
Leia a matéria completa aqui.
Bolsonarismo racha de vez e Weintraub vai disputar governo de SP
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub desembarca no Brasil neste sábado (15), para cumprir agendas no interior de São Paulo com a intenção de fortalecer sua pré-campanha ao governo estadual.
Ao investir na própria candidatura, Weintraub amplia a divisão no campo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que já escolheu o ministro Tarcísio Gomes, da Infraestrutura, para representá-lo na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.
Leia a matéria completa aqui.
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Leia mais notícias no BRI.