Biden parabeniza Lula – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usou as redes sociais para enviar uma mensagem ao presidente eleito Lula (PT), menos de 40 minutos após o resultado oficial, destacando que a eleição ocorreu “após um processo eleitoral livre, justo e confiável”.
Crise? Michelle e Bolsonaro param de se seguir em rede social
“Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”.
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que o povo brasileiro exerceu seu direito de voto e reafirmou sua democracia.
“Parabéns ao povo brasileiro por exercer seu direito de voto e reafirmar a força de sua democracia. Estamos ansiosos para continuar nossa forte parceria com o presidente eleito, enquanto construímos um hemisfério democrático, próspero e equitativo”, destacou Blinken.
Embaixada se manifesta
Tecendo elogios ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aos tribunais regionais eleitorais e ao povo brasileiro pelas eleições “bem sucedidas, livres e justas”, a embaixada dos EUA em Brasília também destacou e felicitou do resultado do pleito democrático deste ano.
A ênfase das autoridades americanas em destacar a confiabilidade do processo eleitoral e a soberania democrática do povo brasileiro, advém desde meados de julho, após o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) convocar uma reunião com embaixadores estrangeiros para falar sobre o sistema eleitoral e atacar membros dos tribunais superiores.
O recado do governo americano continua o mesmo: há plena confiança no sistema eleitoral brasileiro.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Reprodução)