EUA estão a um passo de guerra com Rússia e China – Ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger fez um alerta ao Wall Street Journal: o governo dos EUA rejeitou a diplomacia tradicional e levou o mundo ao precipício da guerra mundial através de conflitos na Ucrânia e em Taiwan.
Documentos sobre armas nucleares estavam na casa de Trump
“Estamos à beira da guerra com a Rússia e a China em questões que criamos em parte, sem nenhum conceito de como isso vai acabar ou a que vai levar”, disse Kissinger na entrevista, publicada neste sábado (13).
Aos 99 anos de idade, Kissinger elaborou o papel do Ocidente no conflito na Ucrânia em um livro recente sobre líderes proeminentes do pós-Segunda Guerra Mundial.
Segundo sua avaliação, a decisão da Rússia de enviar tropas para o país em fevereiro como motivada por sua própria segurança, já que a adesão da Ucrânia à Otan levaria as armas da aliança para um raio de 480 quilômetros de Moscou.
Falta de equilíbrio
Diplomatas em Kiev e Washington deveriam ter equilibrado suas preocupações, escreveu ele, descrevendo o atual conflito na Ucrânia como “uma consequência de um diálogo estratégico fracassado”.
Ao Wall Street Journal, Kissinger manteve reiterou que o Ocidente deveria ter levado a sério as exigências de segurança do presidente russo, Vladimir Putin, que deixou claro que a entrada da Ucrânia na aliança da Otan não seria aceita.
Vale lembrar que antes de invadir a Ucrânia, a Rússia apresentou aos EUA e à OTAN documentos descrevendo suas preocupações acerca da segurança nacional russa.
Documentos que foram ignorados pela OTAN e pelos EUA.
(Com informações de agências internacionais)
(Foto: Montagem/Reprodução)