Compartilhe-nos
Espião russo preso no Brasil – O governo dos EUA pediu – nesta terça-feira (25) – a extradição do russo Sergey Vladimirovich Cherkasov, apontado pelo FBI como um espião russo que se passava por cidadão brasileiro.
As informações são da BBC News Brasil.
Antonov desmente CNN, que se desculpa por ‘fake’ contra Lula; entenda
Cherkasov foi preso em abril de 2022, após ter sido impedido de entrar com documentos falsos na Holanda. Ele adotava a identidade de Victor Muller Ferreira.
No Brasil, foi condenado a 15 anos de prisão pelo uso de documentos falsos. Em seu depoimento, Cherkasov negou ser um espião russo.
No entanto, uma investigação da Polícia Federal (PF) – após a sua prisão – apontou indícios de que ele atuava como um agente de inteligência a serviço do governo da Rússia.
Foram analisados documentos e equipamentos eletrônicos.
EUA x Rússia
Os EUA acusam o homem de fazer parte de um grupo considerado a elite da espionagem russa.
Os norte-americanos alegam que ele usava a identidade brasileira para se infiltrar em instituições e obter informações estratégicas do governo dos EUA.
Em agosto do ano passado, a Rússia também fez a solicitação de extradição do suspeito. A alegação foi de que Cherkasov era um traficante de drogas procurado pelas autoridades do país há quase 10 anos.
Atualmente, o pedido de extradição feito pela Rússia está sob a relatoria do ministro do STF Luiz Edson Fachin, que foi favorável, em março, à entrega dele aos russos, com a condição do fim das investigações da PF.
Procurados, a Defensoria Pública da União – que atua na defesa de Cherkasov, o Itamaraty e o Ministério das Relações Exteriores ainda não se manifestaram.
(Com informações de UOL)
(Foto: Reprodução)
Vai ter golpe contra Lula?
Nesta terça-feira (25), o “BRI Sem Papas” debateu o escândalo do vazamentos das imagens que mostram agentes do GSI dentro do Palácio do Planalto durante a invasão golpista de 8 de janeiro.
Também flagrado dentro do prédio, o então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo após reunião de emergência com o presidente Lula (PT).
Vai ter golpe contra Lula? Como será a CPI dos atos golpistas, agora apoiada pelo governo? Tudo isso e muito mais, você assiste no BRI Sem Papas desta terça.
“BRI Sem Papas”
O “BRI Sem Papas” é um programa opinativo do Brasil Independente, transmitido ao vivo, toda terça, às 20h, pelo canal do BRI no Youtube.
O programa é comandado pelo Diretor de Redação do BRI, Thiago Manga, tendo como companheiro e fiel escudeiro o jornalista e músico Renato Zaccaro.