Comício de Lula em SP – O comício marcado pelo PT, neste sábado (20) em São Paulo, e batizado como um ato em defesa da ‘democracia’, mas que na prática era um ato de campanha de Lula e Fernando Haddad – candidato ao governo paulista – foi um completo fiasco.
As convocações espalhadas nas redes sociais davam conta de quem cerca de 100 mil paulistanos iriam lotar o Vale do Anhangabaú e pintar a região central de São Paulo de vermelho, mas o resultado foi bem diferente na prática.
TSE manda apagar vídeo de Eduardo Bolsonaro contra Ciro Gomes; saiba
É o que mostra o levantamento feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), que foram ao ato para medir quantas pessoas participaram do comício de Lula.
Segundo os pesquisadores, o pico de presença aconteceu por volta de13h, quando foram calculados 9.580 militantes na área.
Os dados são do grupo de pesquisa “Monitor do debate político”, da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da USP.
Frio e esquema de segurança não ajudam
É importante registrar que o frio era intenso em São Paulo. Às 11h, os termômetros paulistanos registravam 12°C.
A segurança do evento, organizada pela Polícia Federal (PF), cercou a área, a fechando com placas de metal de cerca de dois metros.
Para entrar, era necessário passar por revista de segurança.
Coordenada pelos pesquisadores Pablo Ortellado e Márcio Moretto, a pesquisa usou o tratamento de imagens aéreas para estimar os manifestantes que poderiam ser visto do alto.
A metodologia lança mão de um algoritmo para dividir uma imagem aérea de alta qualidade em oito partes.
Com precisão de 84,5%, o código estima quantas pessoas estão em determinado lugar a partir de uma fotografia em alta resolução.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Montagem/Monitor do debate político/EACH/USP)