Copa do Mundo com 48 seleções – A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou, nesta terça-feira (14), uma mudança do formato da Copa do Mundo de 2026, que será a primeira com 48 seleções.
A nova formula da competição contará com 12 grupos de quatro equipes cada, em que os dois primeiros colocados de cada chave e os oito melhores terceiros avançarão para a fase eliminatória. Dessa forma, os 32 classificados disputarão o mata-mata até a final.
Vídeo: Jogador beija rival em jogo do campeonato inglês
A FIFA já havia anunciado que a edição de 2026 contaria com 48 seleções, mas a ideia inicial era dividir as seleções em 16 grupos com três equipes cada, sendo que os dois melhores de cada grupo avançariam para a fase de mata-mata.
A mudança foi motivada pela percepção de que esse formato apresentava problemas, como a possibilidade de uma seleção descansar na última rodada de cada grupo, além da emocionante última rodada da fase de grupos da Copa de 2022.
“Quando anunciamos a Copa do Mundo com 48 times, decidimos que seria com 16 grupos de três. Mas preciso dizer aqui que vamos rediscutir isso. Eu preciso dizer que depois desta Copa do Mundo, e do sucesso dos grupos de quatro… Os grupos foram incríveis, com emoção até o último minuto. Precisamos rediscutir o formato. Pode ser 12 grupos de quatro. Com certeza vai estar na agenda dos próximos encontros”, declarou Gianni Infantino, presidente da FIFA.
A decisão foi tomada em reunião do Conselho da FIFA, realizado em Kigali, Ruanda, e contou com a presença de Infantino, que será reeleito para um novo mandato até 2027. O país também será sede do Congresso da FIFA, que ocorrerá na próxima quinta-feira.
A final da Copa do Mundo de 2026 está marcada para 19 de junho e será disputada em um dos três países que sediarão a competição: Estados Unidos, Canadá e México.
Caminho maior até o título
Com a nova configuração da competição, as seleções que chegarem a grande final, terão que disputar mais partidas para alcançar o título. Antes, para ser campeão era necessário disputar 7 partidas. Como o novo formato, haverá uma fase a mais – antes das oitavas – resultando em um total de 8 partidas para a conquistar a taça.
Isso significa que, todos que chegarem as semifinais, farão 8 partidas ao total. A mudança também oferece novas oportunidades para as seleções menos cotadas, que terão uma chance maior de participar do torneio e surpreender as grandes potências do futebol mundial.
Explosão do número de partidas
O formato de 16 grupos com 03 equipes em cada, já aumentaria o número de partidas na Copa do Mundo de 64 – modelo utilizado desde 1998 até 2022 – para 80 jogos, sendo que a FIFA já havia até decidido como distribuiria esses jogos entre os três países-sede do próximo Mundial: 10 no México, 10 no Canadá e 60 nos Estados Unidos.
Com a mudança para 12 grupos de 04 times, o número de jogos aumentará para 104. Assim, a FIFA e o Comitê Organizador da próxima Copa decidirão em conjunto como e quando realocar as novas partidas.
Por fim, a entidade ainda decidiu que o período de preparação para o Mundial será maior do que em 2022 (quando foi de apenas sete dias), assim como o tempo de descanso após o fim do torneio.
Agora, somados o tempo de preparação, a própria Copa e a janela de descanso até o reinício das atividades, teremos um período de 56 dias – semelhante aos mundiais de 2010, 2014 e 2018.
(Com informações de GE)
(Foto: Reprodução)