Flamengo censura imprensa – Nesta quinta-feira (23), o Flamengo impediu a entrada da equipe de reportagem do site UOL no CT Ninho do Urubu.
A ação do clube acontece após a publicação de uma matéria em que o engenheiro eletricista José Bezerra denuncia ter visto o CEO do clube, Reinaldo Belotti, ordenar que partes de uma instalação elétrica problemática fosse arrancada.
Trabalho escravo no Lollapalooza: 5 pessoas são resgatadas em condição precária
A ação teria alterado a cena do incêndio no Ninho enquanto a perícia ainda acontecia, podendo configurar obstrução de justiça, entre outras ilegalidades.
O clube foi procurado à época e as respostas foram publicadas pelo UOL.
O Flamengo liberou a presença de toda imprensa e só o UOL foi barrado, dando caráter de represália à ação.
O UOL procurou o Flamengo e aguarda diretamente um posicionamento oficial sobre os motivos de o veículo ter sido impedido de entrar.
O clube se manifestou apenas por nota oficial em seu site.
ABI e entidades repudiam
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) emitiram nota repudiando a atitude da diretoria do clube carioca.
A Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos da ABI citou que sempre “se posicionou firmemente a favor da democracia e contra qualquer cerceamento à liberdade de expressão e ao exercício da função jornalística”.
“A atitude dos dirigentes do clube não só desrespeita a liberdade de imprensa como ataca o jornalista em seu exercício profissional e seu compromisso com a informação bem apurada”, afirmaram o SJPMRJ e a Fenaj.
A ABI ressaltou ainda que o Rubro-Negro não deu uma justificava oficial para a ação.
(Com informações de UOL)
(Foto: Montagem/Reprodução)