Presidente do STF, Fux dispara contra Bolsonaro – O presidente do STF, Luiz Fux, acaba de fazer um discurso bombástico na abertura dos trabalhos da Corte e mandou um recado direto ao Congresso Nacional, alertando que descumprir decisões judiciais – como prometeu o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (07) – é crime de responsabilidade previsto na Constituição Federal – e portanto, passível de processo de impeachment.
Ele lembrou que o país precisa focar em enfrentar ‘problemas reais’ como a alta na inflação e o avanço da pandemia de coronoavírus no país.
“Se o desprezo a decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos poderes, essa atitude, além de representar um atentado a democracia, configura crime de responsabilidade a ser analisado pelo congresso Nacional.”
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Lira pede ‘pacificação’ mas manda recado: ‘Dar basta nas bravatas’
LEIA: Caminhoneiros bolsonaristas fecham rodovias e esboçam ‘lockout’
LEIA: Vice-presidente da Câmara: impeachment de Bolsonaro será “inevitável”
LEIA: Centrão ‘garante’ Mourão em caso de impeachment; Lira mira cassação no TSE
ASSISTA: Urgente: Bolsonaristas tentam invadir o Ministério da Saúde
Fux disse que eventuais críticas ‘não se confundem nem se adequam com narrativas de descredibilização como as que tem sido difundidas pelo chefe da nação’.
“Incitar discursos de ódio, incentivar o descumprimento de decisões judiciais são praticas antidemocráticas ilícitas e intoleráveis”
Luiz Fux reiterou a independência da Suprema Corte e deixou claro de que os magistrados não serão intimidados por outros poderes.
“Ninguém fechará esta corte. Nos manteremos de pé. Temos compromisso com o regime democrático, os direitos humanos e o respeito aos poderes e instituições do pais.”, disparou.
Alerta ao povo brasileiro e elogio às PMs
Fux fez um ‘alerta’ para que o “o povo não caia em narrativa fácil e messiânica”, que operaria, na visão do jurista, na base de apontar ‘inimigos da nação’. “O verdadeiro patriota não fecha os olhos para os problemas reais do pais. Procura enfrentá-los”.
O magistrado seguiu discursando duramente. “Democracias verdadeiras não admitem que se coloque o povo contra o povo, ou o povo contra as suas instituições”.
“O discurso de ‘nós contra eles’ não se propaga na democracia mas em uma política do caos.”
O chefe do Poder Judiciário elogiou as forças de segurança que atuaram durante as manifestações do Dia da Independência sem quebrar a hierarquia das corporações militares.
“Percebemos que policiais e agentes atuaram de forma consciente, o que é importante não só para si, mas para seus filhos, que crescerão em um país com uma normalidade institucional que seus pais ajudaram a preservar”
Por Thiago Manga
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Randolfe Rodrigues envia notícia-crime contra Bolsonaro ao STF
LEIA: ‘Ultimato’ de Bolsonaro ao STF reúne 6% do esperado em SP; 125 mil
ASSISTA: Vídeo: Homem filma bolsonaristas recebendo R$ 100 para ir ao 7/9
ASSISTA: Vídeo: Bolsonaristas inflam pênis gigante na Av Paulista, em SP
RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA
Discurso golpista de Bolsonaro deixa Arthur Lira contrariado
O jornalista Lauro Jardim informa em sua coluna em o Globo que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assistiu de Maceió aos dois discursos golpistas feitos hoje por Jair Bolsonaro (sem partido) com sensações diferentes entre um e outro.
Leia a matéria completa aqui.
Bolsonaro dá ‘ataque’ com ‘fracasso’ no 7/9: “Cadê o pessoal?”
De acordo com o jornalista Ricardo Noblat, o presidente Jair Bolsonaro não gostou nada do resultado das manifestações em Brasília na manhã de hoje (07).
Leia a matéria completa aqui.
PF prende bolsonarista que revelou oferta pela ‘cabeça de Moraes’
A PF (Polícia Federal) prendeu na tarde de domingo (05) o bolsonarista Márcio Giovani Nique, conhecido como “professor Marcinho”.
Leia a matéria completa aqui.