Em entrevista exibida no “Conversa do Bial” na madrugada desta quinta-feira (15), a atriz Gabriela Duarte saciou uma curiosidade do apresentador da TV Globo e revelou que votou em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018.
Em determinado momento da conversa, Pedro Bial pediu a Gabriela que ela revelasse, caso quisesse, em quem votou na eleição presidencial de 2018. “Primeiro turno, fala o primeiro turno”, disse ele.
“No primeiro turno, Ciro”, respondeu Gabriela, referindo-se a Ciro Gomes, que se candidatou pelo PDT e ficou em terceiro lugar na disputa, ficando assim fora do segundo turno disputado por Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) e vencido por Bolsonaro.
A atriz, então, revelou seu voto no segundo turno do pleito: “Pra conseguir colocar a minha cabeça no travesseiro direito, sem que isso fosse um motivo pra eu me arrepender… Eu não me sentia representada por nenhum lado, então, infelizmente, eu anulei o meu voto. Foi uma decisão meio ‘escolha de Sofia’, infelizmente”.
Gabriela sempre se mostrou muito discreta, especialmente nas redes sociais, quando o assunto é política. Trata-se de uma postura diferente da mãe, Regina Duarte, que tem em seu histórico o envolvimento direto com diversas campanhas eleitorais. Foi assim em 2002, em apoio a José Serra (PSDB) na eleição presidencial, e em 2016, ao lado de João Dória (PSDB), quando ele se tornou prefeito de São Paulo.
Em 2018, Regina fez uma escolha diferente da filha e votou em Jair Bolsonaro nos dois turnos. Em março de 2020, se tornou secretária de Cultura da gestão bolsonarista. Mas a passagem por Brasília durou pouco: dois meses depois, Regina deixou a pasta, após ser muito criticada pela chamada ala ideológica do governo.
Mesmo assim, Regina continua sendo uma entusiasta de Jair Bolsonaro, com postagens nas redes sociais em apoio ao presidente durante a pandemia.