Garotinho quer disputar governo do RJ – O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (União Brasil) teve seus direitos políticos restaurados.
A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, que decidiu em favor do político, que governou o estado fluminense de 1999 a 2022.
Em SP, polícia apreende Porsche de advogada lulista em operação
A informação é da jornalista Mariana Costa, publicada no site Metrópoles.
Condenação
Garotinho havia sido condenado pelo TJ-RJ em 2018 por suposta participação em um esquema de desvio de R$ 234,4 milhões da Secretaria de Saúde do Estado entre 2005 e 2006.
Na sentença, Garotinho também perdeu os direitos políticos por 8 anos por de uma acusação de improbidade administrativa.
A restauração dos direitos políticos do ex-governador ocorre após pedido da defesa, que se argumentou em torno das mudanças na lei de improbidade administrativa, feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em outubro do ano passado.
O texto, aprovado pelo Congresso, exige a comprovação de dolo (intenção) no ato de improbidade.
Candidatura
Anthony Garotinho pretende se candidatar ao governo do Rio nas eleições de outubro.
Ainda em 2021, ele se reuniu com o vice-presidente do União Brasil, Antônio Rueda, para tratar de sua filiação ao partido para as eleições de 2022.
Em março deste ano, ele se filiou à sigla.
O medo de Castro
De acordo com a coluna do Guilherme Amado no mesmo site, a candidatura de Garotinho representa uma ameaça ao atual governador do estado, Cláudio Castro (PL).
O atual mandatário fluminense estaria receoso de o ex-governador tirar parte de seu eleitorado.
Outra coisa incomoda Castro: o atual governador não quer perder o tempo de televisão e o dinheiro do fundo eleitoral do União Brasil.
(Com informações de Metrópoles)
(Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)