Governo Bolsonaro apoia teoria de criador do ET Bilu sobre a Amazônia – Desde o dia 5 de junho, quando desapareceram o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips no Vale do Javari (AM), o Google Trends registrou um aumento brusco nas buscas pelo termo “Ratanabá”, que também está entre os assuntos mais comentados no Twitter nesta terça-feira (14). Este seria o nome de uma cidade secreta na Amazônia brasileira segundo teoria de Urandir Fernandes de Oliveira, criador do ET Bilu.
O ex-secretário de Cultura Mario Frias, comentou nas suas redes sociais sobre o crescimento na procura por Ratanabá e definiu a teoria como uma “revelação”, junto com fotos que tirou com Oliveira em 2020, quando o recebeu em Brasília e ainda ocupava cargo no governo Bolsonaro. Frias contou que “na ocasião, ele [Oliveira] ele me apresentou um documento q (sic) resume os estudos iniciados pela associação desde 1992, ano em q (sic) Ratanabá teria sido descoberta”, escreveu em sua conta no Twitter.
Oliveira é presidente de um instituto chamado Dakila Pesquisas e diz ter sobrevoado “Ratanabá” no dia 1º de junho com duas aeronaves que teriam captado imagens do local. De acordo com a teoria, a cidade perdida era a “capital do mundo” e foi fundada há 450 milhões de anos (ou seja, antes da existência dos dinossauros, que surgiram há 225 milhões de anos) pelo povo Muril, os primeiros a habitarem a Terra, 600 milhões de anos atrás. A humanidade tem cerca de 300 mil anos.
Frias disse ainda que os pesquisadores do Dakila, que não está associado a qualquer universidade ou instituto científico, “contaram com o apoio do Exército, do Iphan, das Forças Aéreas, da Defesa Civil, do Ministério da Defesa, entre outros órgãos”, mas não receberam recursos financeiros do governo federal.
O próprio presidente Jair Bolsonaro chegou a apoiar outra tese de Oliveira quando disse que a Amazônia, “por ser uma floresta úmida, não pega fogo”. Além de se posicionar contra as vacinas, o teórico afirma que já comprovou que a terra não é esférica, e sim plana e convexa.
Com informações de: O Povo
Foto: Divulgação/Twitter:MFriasoficial
Leia também
Bolsonaro diz que Biden concorda com Brasil sobre Amazônia e democracia – O presidente Jair Bolsonaro (PL) teve sua primeira conversa com Joe Biden nesta quinta-feira (9), da qual saiu se dizendo “maravilhado” com o americano. Bolsonaro está nos Estados Unidos para participação da 9ª Cúpula das Américas e afirmou que Biden está em sintonia com as posições do Brasil em relação à Amazônia e à democracia.