Categorias
Economia

Governo Lula decide elevar juros do consignado para aposentados; entenda

Governo elevará juros do consignado para aposentados – Ministros do governo Lula chegaram a um acordo sobre o que fazer sobre o teto dos juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS em uma reunião na noite desta segunda-feira (20). 

Segundo o blog de Ana Flor, no G1, ficou decidido que o governo vai permitir a elevação dos juros, mas não deve chegar aos 2,14% ao mês, valor máximo antes da redução para 1,7% ao mês. 

O teto foi reduzido na semana passada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), por 12 votos a 3. Os três votos contrários foram de representantes de sindicatos patronais. 

A redução de 0,44% foi considerada excessiva pelos bancos, que decidiram suspender a modalidade de consignado para beneficiários do INSS um dia após o novo teto entrar em vigor.  

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que concentram 11% desse tipo de empréstimo, decidiram aderir ao boicote. 

Participaram da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Carlos Lupi (Previdência). Antes do CNPS votar a redução dos juros, Haddad havia ligado para Lupi tentando fazê-lo mudar de ideia, mas não convenceu o colega. 

Com a crise gerada, o presidente Lula determinou que seus ministros resolvessem internamente o assunto e disse que não queria “intervenção externa”, ou seja, o envolvimento do Supremo Tribunal Federal ou do Congresso Nacional. 

O novo valor do teto será discutido com os bancos estatais e deve ser referendado pelo CNPS em uma reunião na próxima terça-feira, dia 28. 

(Com informações de: G1)

(Fotos: Reprodução)

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile