Governo de SP ensina que capital tem praia – Parte do conteúdo digital produzido pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para ser utilizado na educação pública de São Paulo apresenta erros graves de informação em disciplinas como história e biologia.
PF ouve Bolsonaro, Michelle e Mauro Cid ao mesmo tempo nesta quinta; entenda
De responsabilidade da Secretaria da Educação – comandada por Renato Feder -, o material afirma ter sido Dom Pedro 2º, e não sua filha, a Princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea em 1888, colocando fim à escravidão no Brasil.
As informações são de reportagem de Adriana Ferraz publicada pelo site UOL, que teve acesso ao conteúdo.
A Secretaria da Educação disse que afastou os responsáveis pelos “graves erros” e afirmou que a coordenadoria pedagógica vai reforçar a equipe de revisão para que haja aprimoramentos constantes nos recursos didáticos.
A informação equivocada sobre a abolição está nos slides de história elaborados para os alunos do 8º ano do ensino fundamental. O UOL afirma que alguns diretores têm orientado os docentes a “pular” essa parte da aula, dedicada ao período conhecido como o Segundo Reinado, de Dom Pedro 2º.
Em um outro conteúdo de história, o governo paulista afirma que a cidade de São Paulo tem praias. O erro está em uma aula referente à rápida passagem de Jânio Quadros pela Presidência da República.
“A proibição do uso de biquínis foi adotada por Jânio Quadros em 1961, quando ele era prefeito de São Paulo. Ele emitiu um decreto vetando o uso de biquínis nas praias da cidade”, diz o texto.
Jânio realmente proibiu o biquíni, mas quando presidente e nas praias do Brasil – até porque a capital paulista não fica no litoral. Jânio foi de fato prefeito da capital, mas em períodos distintos do relatado pela aula digital: de 1953 a 1955 e de 1986 a 1988.
Os slides com erros de informação fazem parte de um material 100% digital produzido pela secretaria para aplicação nas 5.300 escolas do estado. Em abril, quando foi lançado, 1.400 aulas de formação já estavam disponíveis no sistema como forma de complemento à rotina escolar. Hoje, são mais de 6.000 aulas prontas.
(Com informações de UOL)
(Foto: Montagem/Reprodução)