Omissão do GSI nos atos golpistas – Imagens externas das câmeras de segurança do Palácio do Planalto obtidas com exclusividade pela CNN Brasil apontam para uma suposta omissão de agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro.
PF abre inquérito contra Cláudio Castro por suspeita de corrupção; saiba
A reportagem também afirma que as gravações revelam um baixo contingente de segurança no Palácio do Planalto no dia em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por radicais bolsonaristas.
Assista as imagens obtidas pela CNN Brasil clicando aqui.
Uma das cenas que chamam ocorre às 14h55 do fatídico dia, quando carros de apoio da polícia são vistos deixando uma das vias que dá acesso à Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Homens que formavam uma barreira de escudo na via recuaram enquanto manifestantes estavam a caminho do Palácio do Planalto.
Já às 15h01, um grupo invade com facilidade o estacionamento do Palácio do Planalto pulando uma cerca. Após a invasão, seguranças formam um cordão de isolamento, mas a vários metros de distância dos invasores, que seguem pelo gramado para a área detrás do palácio.
Nesse momento, dois integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) aparecem nas imagens, sem agir.
Dezoito minutos depois, às 15h19, militares deixam uma das salas GSI no térreo e seguem para o subsolo do prédio. As imagens registram militares na sala apenas às 16h31.
Logo depois, invasores chegam à sala, e uma das paredes de vidro é quebrada por criminosos que estão do lado de fora.
Na entrada principal, um único segurança deixa o posto e segue para a área leste do palácio com outros militares. A porta principal é fechada dois minutos após invasores ocuparem o estacionamento.
A tropa de choque se dirige para a entrada, mas os invasores quebram vidros do lado oeste do palácio e conseguem entrar pela lateral e por trás do prédio.
‘Coincidências’
Imagens internas das câmeras de segurança mostram invasores e integrantes do GSI circulando no Palácio do Planalto em diversos momentos.
Um grupo de invasores usa os elevadores, mas os integrantes correm após dois seguranças do GSI aparecerem.
Em outro momento, no entanto, vários integrantes do GSI deixam o segundo andar e entram no elevador. Minutos depois, pode-se ver a presença de invasores no mesmo local.
Curiosamente, a câmera é quebrada por um dos criminosos logo em seguida. Câmeras também registram homens do GSI recolhendo extintores e mastros de bandeira.
A CNN Brasil entrou em contato com o Gabinete de Segurança Institucional, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.
(Foto: Reprodução)
BRI Sem Papas
Nesta terça-feira (18), o “BRI Sem Papas” debateu a viagem do presidente Lula (PT) à China e a denúncia contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) no Brasil.
Além disso, o recuo do governo na taxação da compras online de até 50 dólares, a volta de Ciro Gomes (PDT) ao cenário político e a epidemia de ataques em escolas brasileiras foram objeto de debate.
Assista e se inscreva na canal do BRI no Youtube:
O “BRI Sem Papas” é um programa opinativo do Brasil Independente, transmitido ao vivo, toda terça, às 20h, pelo canal do BRI no Youtube.
O programa é comandado pelo Diretor de Redação do BRI, Thiago Manga, tendo como companheiro e fiel escudeiro o jornalista e músico Renato Zaccaro.