Categorias
Brasil

Grupo nazista é alvo de operação em 7 estados; atentado em SP

Grupo nazista é alvo de operação – G1 – Um dos alvos presos na operação contra suspeitos de integrar células neonazistas em sete estados do Brasil tinha armamento e planos para cometer um ataque em festas de final de ano em São Paulo.

A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Rio após a operação que prendeu quatro pessoas e cumpriu trinta mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (16).

“Apreendemos armas de fogo, bombas caseiras. O alvo disse que usaria as bombas caseiras em uma festa de final de ano”, disse o delegado Adriano Franca, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav), durante coletiva.

“Essa operação não acaba aqui. Com certeza, com a perícia dos aparelhos, chegaremos a outros alvos”, falou França.

Já o promotor Bruno Gaspar disse que a investigação e a operação também possuem um aspecto “educativo”.

“Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na casa de adolescentes, e isso serve de alerta também para os pais. Alguns pais não tinham o menor conhecimento do que seus filhos estavam publicando nas redes sociais”, afirmou.

Também participaram da coletiva Felipe Curi, titular do Departamento-Geral de Polícia Especializada, e Bruno Gangoni, coordenador do Grupo de Atuação Especializado no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB) comentou a operação em suas redes sociais e falou em ‘bueiro aberto por Bolsonaro’.

“HORROR! Ocorre uma operação da Polícia Federal em diversos estados para desbaratar células de um movimento que se autointitula como nazista. Eles planejavam atacar UMA CRECHE! É esse bueiro que foi aberto por Bolsonaro. Isso jamais pode ser perdoado.” 

Santa Catarina

A investigação sobre a existência de células neonazistas no Rio começou após o atentado à uma creche em Santa Catarina e as apreensões de celulares de suspeitos de conexão com o crime.

“A partir dos celulares apreendidos se chegou a um pessoa do Rio que representaria uma das células neonazistas. A célula do Rio não conversou diretamente com os responsáveis pelo atentado de Santa Catarina”, explicou Gaspar.

A ajuda do governo americano e da Secretaria de Segurança de Santa Catarina, segundo ele, foi fundamental.

“O governo americano produziu relatórios de inteligência sobre o que aconteceu em Santa Catarina. A secretária de Segurança de Santa Catarina passou essas informações. Obtivemos autorização para analisar esses aparelhos eletrônicos”, pontuou.

Quatro presos

As prisões foram em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense; em Valença, no Centro-Sul do RJ; e em Suzano, na Região Metropolitana de São Paulo. Lá, a polícia apreendeu facões, arco e fechas e livros sobre o nazismo.

Agentes saíram para cumprir, no total, quatro mandados de prisão e 31 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Alerta dos EUA

As investigações duraram sete meses e começaram após um alerta do Cyber Lab e da Homeland Security Investigations (HSI), órgãos do governo dos EUA.

Ainda em maio, a partir dessas informações, agentes da Dcav prenderam um suspeito. A polícia apreendeu com ele um computador, um telefone e quatro videogames. Na análise dos aparelhos, agentes da Dcav descobriram que ele mantinha contato com adultos e menores.

O suspeito integrava grupos de WhatsApp cujos membros se autodeclaram nazistas, ultranacionalistas e nacional-socialistas.

O nome da operação faz alusão à freira francesa Denise Bergon, que usou seu convento para abrigar crianças judias entre alunos católicos durante a Segunda Guerra Mundial, evitando que fossem capturadas pelos nazistas.

Juiz de Operação da PF contra Ciro absolveu ‘nazista’

O juiz Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, da 32ª Vara Federal do Ceará, que autorizou operação da Polícia Federal (PF) contra o presidenciável Ciro Gomes (PDT) e seu irmão, o senador Cid Gomes (PDT-CE), absolveu um homem que fez discursos ‘nazistas’ no mês passado, em novembro.

O homem negou a existência do holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial, e sugeriu que a “peste negra” que matou milhares de pessoas na Europa e a pandemia da Covid-19 foram provocadas por judeus.

Ele acabou inocentado do crime de racismo pelo magistrado, fazendo com que o Ministério Público Federal entrasse com recurso contestando a decisão.

Foto: Reprodução

OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: ‘Véio da Havan’ toma ‘cervejada na cara’ em jogo de futebol
LEIA: Bolsonaro: ‘Pedi os nomes de quem aprovou vacinação de crianças’
LEIA: Juristas acusam Bolsonaro de perseguição política contra Ciro
LEIA: Funcionário leva soco por pedir comprovante de vacinação
LEIA: Atriz bolsonarista associa Felipe Neto à pedofilia e é condenada

RECEBA NO SEU CELULAR AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DO DIA

Telegram: AQUI
Whatsapp: AQUI

OUTRAS NOTÍCIAS:
ASSISTA: Vídeo: Daciolo declara voto em Ciro Gomes após operação da PF
LEIA: MPF opinou contra busca e apreensão na casa de Ciro Gomes
LEIA: Juiz que mandou PF na casa de Ciro absolveu ‘nazista’ há um mês
LEIA: Aliados de Moro buscam aproximação com Temer, diz jornalista

Ciro Gomes sobre operação da PF de Bolsonaro: “Ninguém vai calar a minha voz”

Ciro apontou aparelhamento da PF por parte do governo Bolsonaro e garantiu que não será intimidado por ações que considera arbitrárias.

“Sou um homem do embate, do combate e do Direito. Essa história não ficará assim. Vou até as últimas consequências legais para processar aqueles que tentam me atacar. Meus inimigos nunca me intimidaram e nunca me intimidarão. NINGUÉM VAI CALAR A MINHA VOZ” – Ciro Gomes (PDT)

Leia a matéria completa aqui.

LEIA: Putin pede reunião de emergência com OTAN sobre crise na Ucrânia
LEIA: Bolsonaro sobre livros: “Tem três anos que não leio um”

Veja mais notícias no BRI.

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile