Ataque de tubarão em praia de Pernambuco – Matéria publicada pelo G1 informa que um homem de 51 anos morreu após ser atacado por um tubarão, neste sábado (10), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Marcelo Rocha Santos chegou sem vida ao Hospital da Restauração (HR), na área central da capital pernambucana.
Desde 1992, quando começaram a ser registrados os ataques no litoral pernambucano, foram notificados outros 62 incidentes com tubarão. Os dados são do Comitê Estadual de Monitoramento (Cemit). Ao todo, houve 25 mortes, nesse período.
O ataque deste sábado ocorreu na área conhecida como Igrejinha de Piedade, onde já tinham acontecido outros 12 casos. No local, há um posto de guarda-vidas.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Ciro detona Bolsonaro após ataque ao TSE: “Últimas braçadas de um afogado”
LEIA: Bolsonaro se enrola sobre reunião com Luis Miranda: “Fantasiosa”
LEIA: Bolsonaro passa mal, tem soluço e dificuldade para falar em visita ao Sul
LEIA: Casagrande detona Neymar: “Bolsonaro e seu ‘súdito’ não respeitam ninguém”
A vítima teve lesões graves na coxa e em uma das mãos, que foi amputada, de acordo com os bombeiros.
A morte foi confirmada pela assessoria de comunicação do HR, no início da tarde deste sábado.
Testemunha do ataque, o mecânico Edriano Gomes afirmou que a vítima estava bebendo com amigos. Por volta das 14h o homem entrou na água. O tempo tinha ficado nublado e a maré estava enchendo.
“Era um amigo meu que estava no mar com a pessoa que foi atacada. De repente, ele viu o homem se debatendo. Havia muito sangue na água”, contou.
O vidraceiro Ademir Sebastião da Silva estava na água ao lado do do homem que foi atacado pelo tubarão. Ele contou que viu a vítima cambaleando e a água suja de sangue.
“Como a praia não tem banheiro, entrei no mar para fazer xixi. Estava ao lado ele, com água na altura da cintura”, afirmou.
Ademir disse, ainda, que os amigos de Marcelo Rocha puxaram ele para areia. “Ele já caiu desacordado”, declarou.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Antonio Neto e Amanda Salgado: Um resgate para passar o Brasil a limpo
LEIA: Atacado por militares, Omar Aziz agradece apoio de Ciro Gomes
LEIA: Trabalhadores tentam impedir privatização dos Correios e PDT assina ação
LEIA: Forças Armadas ameaçam ‘reação dura’ caso CPI cite corrupção entre militares
Avaliação
O Presidente do Cemit, coronel dos bombeiros Leodilson Bastos, afirmou que no local em que ocorreu o ataque deste sábado há grande possibilidade de incidentes com tubarão, “porque é aberto e não tem proteção de arrecifes”.
Além disso, segundo ele, a maré estava enchendo. “A gente está num período de chuvas. Então, a água fica turva. Quando esses fatores se unem, a chance de incidente é muito grande”, declarou.
O gestor do comitê disse que o ataque deste sábado aconteceu no meio do dia, um horário diferente da maioria dos incidentes. Ele afirmou que, normalmente, os casos ocorrem mais no fim de tarde, quando fica mais escuro.
O coronel afirmou, ainda, que a população precisa respeitar as sinalizações nas praias. “A sinalização não é de enfeite. As placas são colocadas a partir de estudos”, disse.
Sobre o fato de o ataque ter acontecido em uma área que conta com posto de guarda-vidas, Bastos afirmou que a vítima estava no raso, tirando a areia do corpo e com a água na cintura. Por isso, não tinha como ocorrer a interferência dos bombeiros.
“Não existe proibição de banho de mar em Pernambuco. Não estão autorizados esportes náuticos com uso de flutuadores. Os bombeiros fizeram o socorro imediato”, declarou.
OUTRAS NOTÍCIAS:
LEIA: Centrais sindicais pedem expansão do vale-gás em reunião com Doria
LEIA: Ligada ao PT, CUT não assina nota contra violência do PCO em atos
ASSISTA: Vídeo: ‘Não cansaram de passar vergonha?’, Ciro dispara a bolsonaristas
LEIA: Ex-diretor da Saúde foi preso na CPI após ‘acordo secreto’, diz site
LEIA: Vídeo: Veja discurso de Omar Aziz ao pedir prisão de Roberto Dias
Outros ataques
Em 3 de junho de 2018, um jovem que foi atacado por um tubarão, em Piedade, também na igrejinha. A vítima morreu no dia seguinte, no HR,
José Ernesto Ferreira da Silva chegou a passar por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.
Em abril do mesmo ano, houve outro ataque na mesma área. Pablo Diego de Melo, de 34 anos, que morava no Rio Grande do Norte, teve membros amputados. O rapaz não morreu e contou que foi mordido pelo tubarão quando estava na parte rasa do mar.
Bolsonaro despenca nas pesquisas e 51% dos brasileiros acha governo ‘péssimo’
O povo brasileiro não tem a melhor impressão de seu presidente. Ao contrário: para a maioria da população, Jair Bolsonaro é desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário, favorece os ricos e mostra pouca inteligência.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: 6 de cada 10 brasileiros rejeitam Bolsonaro para 2022, diz Datafolha
Entidades de advogados e magistrados repudiam ‘ameaça’ de militares
Associações de juristas, advogados, magistrados e também a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) divulgaram uma nota conjunta em que repudiam os ataques ao Parlamento brasileiro por parte do Ministério da Defesa.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Ciro Gomes se consolida na 3ª via e quase dobra intenções de voto, diz pesquisa
Viúva de suposto assassino de Marielle fecha delação com MP
Segundo jornalista Guilherme Amado em Metrópoles, a viúva do capitão Adriano da Nóbrega, miliciano que era ligado a Flávio Bolsonaro e que foi assassinado na Bahia no ano passado, está perto de homologar uma delação premiada com o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro e o Ministério Público do estado.
Leia a matéria completa aqui.
LEIA: Reinaldo Azevedo dispara: “Nota dos militares é mentirosa e golpista”
Veja mais notícias no BRI.