Idosa que filmou PMs corruptos no RJ vira filme – Uma inusitada história ocorrida no Rio de Janeiro – e que ganhou repercussão internacional – vai virar filme.
‘Dona Vitória’ é mais uma produção original Globoplay, em parceria com a Conspiração Filmes e direção de Andrucha Waddington.
Mulher é presa por internar a própria mãe à força em clínica psiquiátrica no RJ
O roteiro é baseado na denúncia da alagoana Joana da Paz, aposentada de 80 anos que, em 2005, ajudou a polícia a prender cerca de 30 traficantes na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana no Rio de Janeiro.
Entre eles, nove policiais militares envolvidos com o crime organizado fluminense.
Indignada com a situação onde morava, a idosa resolveu registrar com uma câmera, através de sua janela, a criminalidade crescendo em seu bairro.
Ela passou cerca de 1 ano e meio colaborando com o Jornalista Fábio Gusmão, agora editor do Jornal O Globo e Extra, e por 17 anos, viveu sob anonimato forçado no programa de proteção a testemunhas, utilizando o nome fictício de Vitória da Paz.
Aos 97 anos, Joana morreu na última quarta-feira (22) após ficar internada por dez dias, vítima de um acidente vascular cerebra0 (AVC).
No longa, a aposentada será vivida por Fernanda Montenegro, enquanto Alan Rocha viverá o jornalista Fábio Gusmão. Linn da Quebrada também abrilhanta o elenco, interpretando a vizinha da protagonista.
Joana da Paz morreu na última Quarta-Feira de Cinzas, aos 97 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral.
‘Dona Vitória’ teve as gravações concluídas em dezembro do ano passado e está em fase de pós-produção.
A estreia está prevista para 2024.
(Por Ana Luisa Vieira)
(Foto: Reprodução)