Justiça penhora carros de Valdemiro – A Justiça de São Paulo determinou a penhora de três carros de propriedade do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.
A informação foi publicada pelo colunista do UOL, Rogério Gentile, nesta terça-feira (31).
Cruzeiro afasta Wallace após ataque a Lula; jogador se retrata
A decisão é fruto de um processo de uma dívida da igreja de Valdemiro, de cerca de R$ 718 mil, por conta de um imóvel alugado na cidade de Amparo, no interior paulista, entre os anos de 2017 e 2018.
O valor se refere aos aluguéis atrasados e inclui correção monetária e juros.
Em plena campanha, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu a um culto da igreja de Valdemiro, em São Paulo, poucos dias antes do segundo turno das eleições de 2022, e discursou para os fiéis.
A disputa acabou vencida por Lula (PT).
Templo funcionava no local
O mandado de penhora e avaliação dos atendeu solicitação de uma empresa que alugou o imóvel, onde funcionava um templo da Mundial.
A juíza Fabíola Brito do Amaral autorizou que o oficial encarregado de fazer a penhora utilize força policial no caso de haver alguma dificuldade para o cumprimento da medida.
Os carros penhorados são:
- Troller (2009);
- Rover (2011);
- Rover Discovery (2017)
Houve também determinação para o bloqueio de uma aplicação bancária em renda fixa de Valdemiro no Bradesco.
Defesa
Valdemiro afirmou à Justiça que não deveria ser o alvo da cobrança, “pois não faz parte do estatuto social da Igreja Mundial do Poder de Deus”.
Alegou ainda que seu nome não consta na assinatura do contrato de locação com a empresa como fiador.
Ao incluir o ‘apóstolo’ no processo de execução da dívida, o juiz encarregado no caso disse considerar que tudo leva a crer que a igreja “oculta seu patrimônio na pessoa do réu” com o objetivo de dificultar as ações de cobrança.
Valdemiro afirmou no processo que não há confusão entre o seu patrimônio e o da igreja e que o pedido foi instaurado “com base em suposições construídas pela mídia”.
Sem recurso
Não cabe mais recurso em relação à dívida e em relação à inclusão do líder religioso na ação.
Mas Valdemiro ainda pode questionar a penhora dos veículos e o bloqueio da conta.
Dissidente da Igreja Universal, a Igreja Mundial do Poder de Deus foi fundada em Sorocaba em 1998 e atravessa uma grave crise financeira, que foi agravada pela pandemia do covid-19.
A instituição religiosa afirma ter 6.000 templos e se declara sem fins lucrativos, “que se mantém apenas com a ajuda dos fiéis mediante contribuições voluntárias e esporádicas”.
(Com informações de UOL)
(Foto: Reprodução)