Isenção de IR na PLR – Em reunião fechada com centrais sindicais nesta quinta-feira (27), em Brasília, o presidente Lula (PT) classificou como “absurdo” o fato de que os trabalhadores paguem imposto de renda sobre PLR (participações nos lucros das empresas), mas empresas não sejam cobradas em seus lucros e dividendos.
Os sindicalistas têm reivindicado isenção de IR para PLR. O petista então pediu que Fernando Haddad, ministro da Fazenda, dê especial atenção para a proposta.
Entre os sindicalistas, o pleito tem sido encabeçado por Antonio Neto, presidente da CSB e do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo São Paulo (Sindpd).
Após reunião com centrais, governo recria política de valorização do salário mínimo
“Tem empresas com lucros e resultados muito positivos que, além de não pagar imposto, muitas vezes se negam a pagar a PLR para os trabalhadores. Ou quando paga, paga só para gerentes e gestores, como é o caso do Stefanini. É uma injustiça trabalhador pagar imposto na PLR e as empresas, não”, afirma Neto.
Durante a disputa eleitoral, o ex-ministro Ciro Gomes tinha como uma de suas principais propostas a implantação da taxação de lucros e dividendos de empresas, que foi interrompida no Brasil em 1996, durante o governo FHC.
Após o encontro com Lula e os sindicalistas, Luiz Marinho, ministro do Trabalho, manifestou apoio à proposta de isenção de IR para PLR.
“Se não tem cobrança nos lucros das empresas, porque a participação tem imposto? Lá atrás, quando o Guido [Mantega] era ministro [da Fazenda], ajustaram um valor de isenção e enfim depois ficou parado. Tem que ajustar isso”, disse.
(Com informações do Jornal Folha de São Paulo)
(Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Vai ter golpe contra Lula?
Nesta terça-feira (25), o “BRI Sem Papas” debateu o escândalo do vazamentos das imagens que mostram agentes do GSI dentro do Palácio do Planalto durante a invasão golpista de 8 de janeiro.
Também flagrado dentro do prédio, o então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão do cargo após reunião de emergência com o presidente Lula (PT).
Vai ter golpe contra Lula? Como será a CPI dos atos golpistas, agora apoiada pelo governo? Tudo isso e muito mais, você assiste no BRI Sem Papas desta terça.
“BRI Sem Papas”
O “BRI Sem Papas” é um programa opinativo do Brasil Independente, transmitido ao vivo, toda terça, às 20h, pelo canal do BRI no Youtube.
O programa é comandado pelo Diretor de Redação do BRI, Thiago Manga, tendo como companheiro e fiel escudeiro o jornalista e músico Renato Zaccaro.