Categorias
Política

Lula cogita manter Aras na PGR caso seja eleito, dizem aliados

Lula cogita manter Aras na PGR – Aliados do ex-presidente Lula (PT) têm defendido que o candidato mantenha, caso ganhe as eleições, o procurador-geral da República Augusto Aras na função.

Ciro rebate jornalista ‘petista’: ‘Bolsonaro é bandido, sempre fui oposição”

Aras é considerado aliado importante do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o perfil de atuação do procurador agrada o entorno de Lula.

Ao ser nomeado para a PGR, em 2019, Augusto amplificou críticas à Lava-Jato e passou a tomar providências para o que considerava “abusos” dos investigadores de Curitiba.

Parte do Ministério Público acredita que tais medidas foram uma forma de reduzir ferramentas de combate à corrupção, o que gerou indisposição da categoria com o procurador. Aras, no entanto, acredita ter moralizado a instituição.

Quando foi sabatinado pelo Senado pela primeira vez, Aras disse:

“Talvez tenha faltado nesta Lava Jato a cabeça branca para dizer que tem muitas coisas que pode, mas que tem muitas coisas que não podemos fazer”.

Preso em 2018 por conta da Lava-Jato, Lula também costuma fazer diversas críticas à operação.

Apesar de ter pedido abertura de oito inquéritos contra Bolsonaro ao STF, o procurador-geral até hoje não apresentou nenhuma denúncia contra Bolsonaro ao Supremo, arquivando 104 pedidos de investigação contra o presidente.

O mandato de Aras termina em setembro do ano que vem – ou seja, ele continuará no cargo na parte inicial de um eventual governo Lula, e já afirmou que não mudará o estilo de trabalho se o petista for eleito. “Sou coerente”, disse.

Aras, no entanto, disse que não tem interesse em ser reconduzido para a PGR, mesmo que seja indicado.

Segundo ele, em 2023 ele vai se aposentar e vai escrever sobre sua experiência no cargo de procurador-geral da República.

No entanto, aliados de Lula não acreditam que ele desdenhe de eventual convite para permanecer no cargo.

Em nota, a assessoria de Lula cita que o ex-presidente está disputando sua sexta eleição, e diz que “em nenhuma delas, muito menos nessa, discutiu antes das eleições cargos no governo ou indicações no judiciário”.

“Qualquer pessoa que especule sobre esse assunto não fala em nome do ex-presidente e mente ao ventilar nomes para a PGR ou outros cargos. Qualquer matéria feita sobre esse assunto com bases em fontes anônimas, ou que não seja o próprio ex-presidente devem ser desconsideradas”, acrescentou a assessoria do petista.

(Colaborou Fred Gutilla)
(Com informações do UOL)
(Foto: Montagem/Reprodução)

Netos de Brizola lançam manifesto em defesa de Ciro

Em meio ao assédio da campanha do ex-presidente Lula (PT), que inclusive tem usado o nome de Leonel Brizola para tentar desmobilizar a candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência, dois netos de Brizola publicaram um manifesto pró-Ciro na noite desta segunda-feira (19).

“Os trabalhistas autênticos, os brizolistas coerentes, não hesitam em afirmar com muita honra e orgulho que o nosso candidato é Ciro Gomes, o único que oferece ao povo brasileiro um programa trabalhista que afirma nossa soberania, apresenta um plano para desenvolver nossas forças produtivas e promover a justiça social para nosso povo.”, diz o manifesto.

O documento é assinado pela deputada estadual e candidata a deputada federal Juliana Brizola (PDT-RS) e pelo ex-deputado e ex-ministro Brizola Neto (PDT-RJ).

O BRI Análise desta terça analisou a publicação do manifesto:

Por Redação

O Brasil Independente é um veículo jornalístico que tem como valores a defesa da soberania e de um projeto nacional emancipador.

Aponte sua câmera

ou

Chave: brindependentetube@gmail.com

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidadesx

Assine nossa Newsletter!

Cadastre-se agora e receba nossas novidades

Sair da versão mobile