Lula critica G7 – Nesta quarta-feira (02), o presidente Lula (PT) defendeu o ingresso de mais países no Brics, bloco de nações emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A declaração foi concedida durante entrevista a correspondentes estrangeiros, em Brasília. No fim de agosto, presidentes de países formadores do bloco se reunirão na África do Sul.
Zambelli é abandonada em coletiva por deputados do PL; entenda
“Eu acho extremamente importante a Arábia Saudita entrar no Brics. Acho extremamente importante os Emirados Árabes, se quiserem, entrarem no Brics. A Argentina. Obviamente eu não decido sozinho, precisa de todos os países decidindo isso”, afirmou.
Segundo Lula, “do ponto de vista mundial, o Brics pode ter um papel excepcional”.
O presidente também criticou o G7, formado pelas principais economias do mundo, afirmando que o grupo tem um “jeito superado” de discutir política.
“É preciso abrir. Na verdade, o G7 nem devera existir depois da criação do G20. As mesmas pessoas participam do G7 e do G20, então não sei para que a continuidade. Mas as pessoas criaram um clube e querem participar, e não sou eu que vou impedir”.
Alvo de uma ordem de prisão expedida pelo Tribunal Penal Internacional, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não comparecerá à Cúpula do Brics, entre 22 e 24 de agosto.
(Com informações de Carta Capital)
(Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)