Lula se reúne com Departamento de Estado dos EUA – Candidato à presidência pelo PT, o ex-presidente Lula tem encontro marcado, nesta quarta-feira (21), com representantes do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
O encontro deve acontecer no Instituto Lula, em São Paulo.
Vídeo: Ciro lança minissérie “A fábula dos dois ladrões”
A informação foi confirmada oficialmente pela embaixada do país americano e por duas altas fontes da campanha de Lula.
Entre os participantes do encontro, o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, principal autoridade do governo americano no Brasil, tendo em vista que o cargo de embaixador não está ocupado.
O encontro vem sendo tratado com reserva pelos dois lados, visto que fontes da campanha de Lula informaram que já deveria ter acontecido, foi programado para acontecer posteriormente entre os dois turnos das eleições, e devido às novas pesquisas foi avaliado pelos dois lados que deveria acontecer o mais breve possível.
A ideia dos americanos é assegurar apoio ao resultado eleitoral e já abordar possíveis temas de uma agenda bilateral, como democracia e meio ambiente — temas centrais na agenda do presidente americano Joe Biden.
Em nota, a embaixada norte-americana informou:
“Como prática, diplomatas norte-americanos da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil se reúnem regularmente, de forma privada, com partidos políticos e candidatos. Vemos como uma valiosa oportunidade para o governo dos EUA ouvir as perspectivas sobre eventos atuais e opiniões políticas sobre questões de interesse mútuo. Nós planejamos continuar com este esforço para encontrar com todos os principais candidatos presidenciais das eleições de outubro”.
Afirmou ainda que “a liderança da Embaixada já convidou todos os principais candidatos presidenciais, sem definir uma prioridade, com o propósito de discutir suas opiniões sobre as relações bilaterais. Alguns já aceitaram, e estamos aguardando a confirmação de outros candidatos.”
(Colaborou Fred Gutilla)
(Com informações da CNN)
(Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)
Netos de Brizola lançam manifesto em defesa de Ciro
Em meio ao assédio da campanha do ex-presidente Lula (PT), que inclusive tem usado o nome de Leonel Brizola para tentar desmobilizar a candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência, dois netos de Brizola publicaram um manifesto pró-Ciro na noite desta segunda-feira (19).
“Os trabalhistas autênticos, os brizolistas coerentes, não hesitam em afirmar com muita honra e orgulho que o nosso candidato é Ciro Gomes, o único que oferece ao povo brasileiro um programa trabalhista que afirma nossa soberania, apresenta um plano para desenvolver nossas forças produtivas e promover a justiça social para nosso povo.”, diz o manifesto.
O documento é assinado pela deputada estadual e candidata a deputada federal Juliana Brizola (PDT-RS) e pelo ex-deputado e ex-ministro Brizola Neto (PDT-RJ).
O BRI Análise desta terça analisou a publicação do manifesto: