Lula sobre obesidade – O presidente Lula (PT) gerou polêmica nesta quarta-feira (15) ao afirmar que a obesidade “causa tanto mal quanto a fome”.
A declaração foi feita durante o lançamento de um programa voltado à segurança pública, no Palácio do Planalto.
Vídeo: Flávio Bolsonaro é confrontado em voo sobre joias; ‘Flávio Rachadinha’
“Aqui ninguém está com excesso de magreza, a não ser o nosso poeta. O restante está tudo com um pouco de obesidade, que também é uma doença de que nós precisamos cuidar. A nossa médica, que é ministra da Saúde [Nísia Trindade], sabe perfeitamente bem que a obesidade causa tanto mal quanto a fome”, disse Lula.
MAL ESTAR
O presidente Lula (PT) afirmou, nesta quarta-feira (15), que a "obesidade causa tanto mal quanto a fome".
A declaração foi dada durante lançamento de programa no Palácio do Planalto.
"Por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta"
Vídeo: Metrópoles pic.twitter.com/kcTngSYCBb
— BRI – Brasil Independente 📰🇧🇷 (@obrindependente) March 16, 2023
O presidente então citou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que estava presente na cerimônia, como alguém que está lutando contra “esse mal” que é a obesidade.
“É por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque ele sabe que vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal.”
Repercussão
Opositores do governo como o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) criticaram não a fala do Lula, mas a reação de seus apoiadores. Para o parlamentar, a fala do presidente seria considerada “gordofóbica” caso tivesse sido feita por outra pessoa.
“Alô galerinha chata que acha obesidade lindo: o Lula falou o óbvio aqui. Vão chamá-lo de gordofóbico também? Ou vão parar de glamourizar uma doença?”, escreveu em uma rede social.
O MBL, grupo pelo qual Kim ganhou notoriedade, questionou a falta de “cancelamento” de Lula. “Vai rolar cancelamento ou ele pode?”, publicou o movimento.
A colunista Madeleine Lacsko também ironizou a reação (ou a ausência dela).
“Liberaram a piada com gordo ou o Lula foi gordofóbico com o Flávio Dino e precisa ser cassado por discurso de ódio?”, apontou.
(Com informações de R7)
(Foto: Montagem/Reprodução)