Maioria dos brasileiros é contra as privatizações – Apesar de ter crescido o apoio dos brasileiros às privatizações, 45% ainda são contra a venda do patrimônio público, especialmente nos casos da Petrobras e dos bancos estatais, apontou uma pesquisa Datafolha realizada no fim de março.
Nos setores já privatizados, a população avalia, em sua maioria, que os serviços melhoraram, embora tenham ficado mais caros. A percepção do aumento nos preços é maior dentre as famílias com renda menor.
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De acordo com a pesquisa, 45% dos brasileiros são contra as privatizações, enquanto 38% são a favor. A taxa de aprovação é a maior desde 2017, quando apenas 20% eram favoráveis. Em geral, homens (46%) apoiam mais as privatizações do que mulheres (30%).
Em setembro de 2022, somente 26% eram a favor da transferência de empresas e serviços públicos para o setor privado, com 66% se opondo.
Segundo os responsáveis pela pesquisa, esse aumento no apoio às privatizações ocorrido em poucos meses pode estar relacionado à vitória do PT, que se posiciona contra ao tema, nas eleições presidenciais de 2022.
Nesse contexto de divisão do eleitorado, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) ou de partidos de direita podem ter reforçado suas convicções ao responder à pesquisa.
Um sinal disso é o dado de que 70% dos apoiadores do PL são favoráveis às privatizações, enquanto apenas 28% dos simpatizantes do PT.
A rejeição às privatizações é ainda maior no caso da Petrobras (37% a favor, 53% contra) e de bancos públicos, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (36% a favor, 55% contra).
Já em relação aos Correios, há quase um empate entre os favoráveis à privatização (45%) e os contrários (46%).
A pesquisa também mostra que, quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior a adesão às privatizações. No entanto, mesmo entre as famílias mais pobres, com renda de até dois salários mínimos, o apoio não se distancia muito da média da população (34% e 38%, respectivamente).
O Datafolha também perguntou aos brasileiros como avaliam a qualidade dos produtos e serviços fornecidos pela iniciativa privada em comparação aos das estatais. A maioria (54%) considera os serviços privados melhores; 25% piores; 6% iguais e 15% não souberam responder.
Por faixa etária, 63% dos entrevistados entre 16 e 34 anos consideram os produtos e serviços privados melhores que os estatais, enquanto apenas 42% dos maiores de 60 anos têm essa avaliação. Os mais jovens, no entanto, percebem os produtos e serviços privados como mais caros do que os mais velhos.
Quando questionados sobre os preços dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas privadas em comparação aos das estatais, 67% responderam que os primeiros são mais caros, enquanto 19% disseram ser mais baratos.
Quanto mais baixa a renda familiar, maior a percepção de que os preços privados são mais elevados.
A pesquisa Datafolha entrevistou 2.028 pessoas com 16 anos ou mais em 126 municípios nos dias 29 e 30 de março, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
(Com informações de: Folha de S.Paulo)
(Foto: reprodução)